Formação de professores entretecida por práticas de rememorações benjaminianas

Autores

  • Cyntia Simioni França Docente do Programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.016

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa em nível de doutoramento que se desdobrou em uma pesquisa-ação de formação docente com professores de Educação Básica, de escolas públicas, na cidade de Londrina, no estado do Paraná. Foi trabalhado com as práticas de memórias e narrativas para movimentos de fortalecimento da dimensão humana dos professores, a (re)significação da docência, a percepção do presente e a busca por outro futuro. Para desenvolver esse projeto formativo, a obra Odisseia, de Homero, foi o meio de reflexão que potencializou a rememoração dos professores. Tais rememorações possibilitaram a produção de crônicas singulares dos professores, a qual a modernidade capitalista (BENJAMIN, 2007; GIDDENS, 1991) tem buscado silenciar, bem como apagar as singularidades dos sujeitos. Nesse sentido, parte-se das experiências vividas dos professores, seguindo a perspectiva da racionalidade estética (MATOS, 1989; GALZERANI, 2008, 2013), e buscam-se brechas para operar a contrapelo dos modelos racionalistas instrumentais (CONTRERAS, 1994) de formação docente.

 

Palavras-chave: Rememoração. Narrativas. Formação docente.

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Biografia do Autor

Cyntia Simioni França, Docente do Programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Educação - Unicamp

Mestre em História e Graduada em História - UEL

Membro do Grupo de Pesquisa GEPEC e KAIRÒS, ambos da Unicamp

Membro do grupo de pesquisa Rastro da Universidade Estadual de Londrina

Atuo na área do ensino de história na interface com a história Pública e a educação, n programa de Mestrado em História Pública da Universidade Estadual do Paraná.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

FRANÇA, C. S. Formação de professores entretecida por práticas de rememorações benjaminianas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 699–715, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13209. Acesso em: 26 abr. 2024.