Estado do conhecimento: a Educação Profissional em situações de restrição de liberdade

Autores

  • Willian Rayner Lima
  • Priscila de Lima Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG
  • Léia Adriana da Silva Santiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFGoiano

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.017

Resumo

Este trabalho busca analisar o panorama das produções científicas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu, no que diz respeito à Educação Profissional no espaço prisional. Focalizando o ensino profissionalizante sob o prisma da ressocialização, procedemos a levantamento de teses e de dissertações sobre o tema, utilizando como fonte a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatamos que a temática da Educação Profissional no sistema penitenciário foi pouco explorada, principalmente em cursos de Doutorado. Desta feita, ainda há muito a ser pesquisado, notadamente se considerada a complexidade da questão, o aumento vertiginoso do encarceramento vivenciado pelo país nas duas últimas décadas e o potencial emancipador que o ensino profissionalizante apresenta para as pessoas em situação de restrição de liberdade.

 

Palavras-chave: Estado do conhecimento. Ensino profissionalizante. Educação para presos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Willian Rayner Lima

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Membro da Defensoria Pública do Distrito Federal.

Priscila de Lima Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG

Discente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - IFGoiano

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

LIMA, W. R.; GOMES, P. de L.; DA SILVA SANTIAGO, L. A. Estado do conhecimento: a Educação Profissional em situações de restrição de liberdade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 716–735, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13444. Acesso em: 29 mar. 2024.