Paradoxos e tensões na construção do espaço público da educação: alternativas educativas de escolha parental e desescolarização nos coletivos parentais do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14817.038

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a linha tênue existente entre movimentos que reivindicam alternativas educativas em relação à instituição escolar - argumentando pela liberdade de escolha em relação aos espaços/tempos de educação - e à precarização das instituições públicas de educação. A partir de Hannah Arendt, António Nóvoa, Jan Masschelein, Marteen Simons e Félix Guattari, assim como da revisão crítica de produções acadêmicas recentes (teses e dissertações) sobre iniciativas de coletivos parentais e seus discursos “desescolarizadores” no contexto brasileiro, discutimos a complexidade da questão do público na educação em meio às disputas de atores privados nas pautas das políticas educativas, de modo a problematizar as relações família-escola e as tensões entre público e privado no campo da Educação Infantil.

Palavras-chave: Desescolarização. Educação domiciliar. Coletivos parentais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-04-02

Como Citar

CHAMUSCA, C. M. de C.; GONÇALVES, T. N. R. Paradoxos e tensões na construção do espaço público da educação: alternativas educativas de escolha parental e desescolarização nos coletivos parentais do Rio de Janeiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14817.038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14817. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas