Representações de meio ambiente e Educação Ambiental: um estudo com docentes de casas familiares rurais

Autores

  • Edival Sebastião Teixeira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fernanda Luiza Algeri Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0003

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa que teve por objetivo analisar as representações sociais de meio ambiente de docentes que atuam em Casas Familiares Rurais da região sudoeste do Paraná. Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento composto de três partes: a primeira concentrava dados de identificação; a segunda continha questões abertas centradas nas concepções dos docentes sobre desenvolvimento sustentável, educação e pedagogia da alternância; a terceira consistia numa questão de evocação livre, tendo como termo indutor a expressão meio ambiente. Os resultados obtidos sugerem que a representação social de meio ambiente dos sujeitos está diretamente relacionada com o seu contexto de educadores do campo e com as mediações propiciadas pela condução do trabalho pedagógico segundo o método da pedagogia da alternância. Foi identificada certa perspectiva de Educação Ambiental que prioriza a mudança de comportamento e de atitude das pessoas perante os problemas ambientais.

 

Palavras-chave: Representações sociais. Meio ambiente. Educação ambiental. Casa Familiar Rural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edival Sebastião Teixeira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Dr. em Psicologia da Educação. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Fernanda Luiza Algeri, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Estudante de graduação em Letras POrtuguês Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, bolsista de iniciação científica.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

TEIXEIRA, E. S.; ALGERI, F. L. Representações de meio ambiente e Educação Ambiental: um estudo com docentes de casas familiares rurais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 193–205, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2440. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos