A representação social do aluno com deficiência na Educação Inclusiva: o olhar das crianças

Autores

  • Karina Mendonça Vasconcellos UnB- Universidade da Brasília
  • Maria de Fátima Souza Santos UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Angela Maria Oliveira Almeida UnB - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0009

Resumo

Historicamente excluídas, as pessoas com deficiência vêm sendo socialmente inseridas por meio de novas normas orientadas por princípios igualitários. A Teoria das Representações Sociais, que estuda como o senso comum constrói “teorias” sobre objetos relevantes, foi utilizada para responder como essa conjuntura afeta social e psicologicamente as crianças nas escolas inclusivas. Utilizamos uma abordagem plurimetodológica com associações livres, desenhos e grupos focais para estudar as representações sociais sobre o colega com deficiência compartilhadas por 39 crianças de turmas de terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do Recife. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e do software EVOC e os resultados evidenciam que as crianças com deficiência são vistas como pessoas limitadas por uma falta ou incapacidade permanente ou passageira; aprendem de forma diferente das demais e atrapalham as aulas; necessitam de cuidado e proteção; são autorizadas a participar do grupo, sem constituir parte dele. O grupo parece estar delineando os contornos da alteridade, evidenciando uma representação em construção.

 

Palavras-chave: Representação social. Inclusão escolar. Pessoas com deficiência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karina Mendonça Vasconcellos, UnB- Universidade da Brasília

Psicóloga formada pela UFPE,  mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE, doutoranda do Programa de pós-graduação em Psciologia Social do Trabalho e das Organizações da UNB.

Maria de Fátima Souza Santos, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1977) e doutorado em Psicologia – Université de Toulouse Le Mirail (1986). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Pernambuco no Departamento de Psicologia. Pesquisadora do CNPq

Angela Maria Oliveira Almeida, UnB - Universidade de Brasília

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), Mestrado em Psychologie du Devéloppement - Université Catholique de Louvain (1989) e doutorado em Psychologie - Université Catholique de Louvain (1992). Atualmente é Professora Associada da Universidade de Brasília. Pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

VASCONCELLOS, K. M.; SANTOS, M. de F. S.; ALMEIDA, A. M. O. A representação social do aluno com deficiência na Educação Inclusiva: o olhar das crianças. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 277–287, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2441. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos