Genialidade e loucura nas representações sociais do professor de Matemática segundo estudantes e professores

Autores

  • Fatima Maria Leite Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Lícia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0006

Resumo

O texto trata das representações sociais de 528 sujeitos, sendo 163 professores de matemática e 365 estudantes de instituições públicas e particulares do Estado de Pernambuco, acerca do professor de matemática. Os dados foram coletados a partir de um método trifásico: questionários de associação livre, seminários temáticos à luz de grupos focais e entrevistas. Os resultados foram construídos progressivamente com os participantes, que recebiam em cada etapa a análise da etapa anterior. Os questionários foram tratados pelo software Tri-deux, e os sentidos das falas nas duas outras fases, interpretados pela análise de conteúdo segundo Bardin. Encontramos estereótipos como o dom para ensinar e aprender matemática e a inteligência superior e anormal do professor de matemática.

 

Palavras-chave: Representações sociais. Professor de matemática. Estereótipos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fatima Maria Leite Cruz, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Psicóloga, Doutora em educação, professora adjunta do Centro de educação UFPE,  Professora do mestrado em Psicologia e do Mesrado em educação matemática e tecnológica da UFPE

Downloads

Publicado

2011-12-07

Como Citar

CRUZ, F. M. L.; MAIA, L. de S. L. Genialidade e loucura nas representações sociais do professor de Matemática segundo estudantes e professores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 235–247, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2510. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)