Infâncias monotônicas: representações da alteridade na escrita de pesquisa

Autores

  • Denise Marcos Bussoletti Universidade Federal de Pelotas
  • Pedrinho Arcides Guareschi Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i2.0011

Resumo

Este artigo é parte resultante da tese de doutorado intitulada “Infâncias Monotônicas – uma rapsódia da Esperança”. Insere-se na perspectiva de um estudo psicossocial e cultural crítico e objetiva discutir acerca das representações do outro na escrita de pesquisa, elegendo a infância como um lugar alegórico e reflexivo. Contempla, pela análise, os desenhos e os poemas das crianças do gueto de Terezin no período da Segunda Guerra Mundial. Toma como base a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, na interlocução constante com outras teorias e campos de conhecimento, utilizando especialmente as contribuições de Walter Benjamin e Mikhail Bakhtin. Conclui sustentando a tese que concebe a poética como um dos eixos tradutores das culturas das infâncias.

 

Palavras-chave: Representações Sociais. Infâncias. Alteridade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Marcos Bussoletti, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. 

Chefe do Departamento de Fundamentos da educação. Area: Psicologia da Educação.

Pedrinho Arcides Guareschi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1969), graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP (1964), Pós Graduação em Sociologia pela PUCRS (1965), graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1968), mestrado em Psicologia Social - Marquette University Milwaudee (1973), doutorado em Psicologia Social - University Of Wisconsin At Madison (1980), pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin (1991) e pós-doutorado no departamento de Ciências Socias na Universidade de Cambridge (2002). Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, ideologia, representações sociais, ética, comunicação e educação.Atualmente trabalha como professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

BUSSOLETTI, D. M.; GUARESCHI, P. A. Infâncias monotônicas: representações da alteridade na escrita de pesquisa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 303–313, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i2.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/2548. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos