A cognição em questão: invenção, aprendizagem e Educação Matemática

Autores

  • Giovani Cammarota Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sônia Maria Clareto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0013

Resumo

Este artigo propõe uma interlocução entre a noção de invenção e a Educação Matemática, em particular, a sala de aula de matemática. A discussão tem como mote um episódio de pesquisa de campo, realizada a partir do método cartográfico em uma escola da rede pública de Juiz de Fora/MG. Em torno deste episódio são articulados dois discursos acerca da cognição e da aprendizagem: o da Teoria dos Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud, e o do Modelo dos Campos Semânticos, de Rômulo Lins. A invenção opera transversalmente nos dois discursos, abrindo possibilidades de pensar a aprendizagem como coprodução si-mundo.

 

Palavras-chave: Cognição inventiva. Modelos de aprendizagem. Sala de aula de matemática.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovani Cammarota, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF) e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG)

Sônia Maria Clareto, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Rio Claro). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF), nos níveis de mestrado e doutorado. Professora da Faculdade de Educação. Membro do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC/FACED/UFJF).

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

CAMMAROTA, G.; CLARETO, S. M. A cognição em questão: invenção, aprendizagem e Educação Matemática. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 585–602, 2012. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7i2.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/3426. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática