Ensino de História e a invenção do comum: tensões identitárias em diferentes escalas na política curricular do Mercosul Educacional

Autores

  • Thalita Maria Cristina Rosa Oliveira Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
  • Carmen Teresa Gabriel Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i2.0006

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as estratégias políticas mobilizadas no processo de construção da proposta de reformulação curricular de História desenvolvida no âmbito do Setor Educacional do Mercosul (SEM). Trata-se de compreender o processo de produção e fixação de um sentido de identidade regional supranacional em meio aos processos de identificação que abarcam escalas territoriais diferenciadas. Como acervo empírico, utilizamos, para a análise, documentos curriculares relacionados à área, tendo como aporte teórico-metodológico as contribuições das teorizações do discurso filiadas às perspectivas antiessencialistas. O estudo evidencia as lógicas de articulação entre diferentes demandas pela efetivação de um projeto político de integração econômica entre os países membros do MERCOSUL, legitimado pela tentativa de hegemonização de um sentido de “identidade regional latino-americana”.

 

Palavras-chave: Currículo de História. Identidade regional latino-americana. Teoria do discurso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thalita Maria Cristina Rosa Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense. Professora de História da rede pública estadual e municipal do Rio de Janeiro.

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da FE/UFRJ; Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Pesquisadora do Núcleo de Estudos Curriculares (NEC/UFRJ)

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

ROSA OLIVEIRA, T. M. C.; GABRIEL, C. T. Ensino de História e a invenção do comum: tensões identitárias em diferentes escalas na política curricular do Mercosul Educacional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 465–487, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.8i2.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4858. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de História no espaço Ibero-americano