Quando os(as) alunos(as) já são professores(as): estágio, pesquisa e prática docente na formação de professores(as) indígenas

Autores

  • Carlos Humberto Alves Corrêa Universidade Federal do Amazonas
  • Elciclei Faria dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Rosa Helena Dias da Silva Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7iEspecial.0004

Resumo

O artigo aborda o tema central do estágio no Curso de Formação de Professores Indígenas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) enquanto um dos principais desafios para a formação de professores indígenas em nível superior. Como os alunos universitários indígenas já são professores(as) em suas aldeias, procura-se saber que tipos de atividades caracterizarão este momento formativo e comporão o estágio e como articular as ações de pesquisa e prática docente oportunizando a soma de esforços e produção de resultados que sejam contribuição tanto para a formação do(a) professor(a) como para as escolas indígenas. Também focaliza a experiência já vivida com a Turma Mura, que está no último ano do curso e no fim de seu estágio. O estágio tem sido entendido como um espaço/tempo de reflexão e ação sobre a realidade escolar e o exercício da docência, tendo em vista potencializar a formação dos(as) licenciandos(as) e qualificar as suas inserções profissionais e, consequentemente, o trabalho da escola indígena.

 

Palavras-chave: Formação de professores indígenas. Estágio. Pesquisa. Prática docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Humberto Alves Corrêa, Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Elciclei Faria dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Rosa Helena Dias da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2013-03-20

Como Citar

CORRÊA, C. H. A.; SANTOS, E. F. dos; SILVA, R. H. D. da. Quando os(as) alunos(as) já são professores(as): estágio, pesquisa e prática docente na formação de professores(as) indígenas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 7, p. 85–105, 2013. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.7iEspecial.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/5058. Acesso em: 19 abr. 2024.