Expansão de vagas na Educação Superior no Brasil: uma política de Estado, de governo ou do mercado?

Autores

  • Jacqueline Oliveira Lima Zago UFTM

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.9i1.0005

Resumo

O objetivo deste artigo é contextualizar as políticas de expansão de vagas na Educação Superior empreendidas pelos últimos governos do Estado brasileiro no processo de Reforma da Educação Superior em um recorte temporal referente às duas últimas décadas do século passado e que continuam em pleno processo de implementação. Com esse propósito, será problematizado: quais foram os impactos dessas políticas para a Educação Superior? Quando e como historicamente se situam esses projetos nesse processo? O percurso metodológico utilizado propôs-se a analisar, à luz de teóricos dessa temática, se os números publicados pelo INEP no Censo da Educação Superior refletem o discurso de democratização do acesso a esse nível de ensino. Levou-se em consideração o atual momento da Educação Superior brasileira, a recente conjuntura político-econômica de economia mundializada, a redefinição do papel do Estado-Nação e sua relação com a sociedade civil, suas diferentes frentes de atuação e focos de interesse.

 

Palavras-chaves: Política Educacional. Educação Superior. Censo da Educação Superior.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jacqueline Oliveira Lima Zago, UFTM

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Estado, Democracia e Educação (GEPED). Pesquisa os reflexos da reforma universitária, via REUNI. Atualmente é Pedagoga da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento institucional, trabalho e formação docente, políticas públicas para a educação superior.

Downloads

Publicado

2014-04-01

Como Citar

ZAGO, J. O. L. Expansão de vagas na Educação Superior no Brasil: uma política de Estado, de governo ou do mercado?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 91–116, 2014. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.9i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6082. Acesso em: 20 abr. 2024.