Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docente

Autores

  • Ana Lúcia Pereira Baccon Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Sergio de Mello Arruda Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0010

Resumo

O presente trabalho analisa e interpreta a ação de professores de Física do Ensino Médio em sala de aula. Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier (1998) e por Tardif (2002), elaboramos relatos sobre a ação de professores, procurando descrever como eles realizavam a gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas. Cada relato foi construído a partir de entrevistas e gravações de aulas de três professores de Física de escolas da rede pública da cidade de Londrina no Estado do Paraná. Os relatos foram posteriormente interpretados por meio de um instrumento de análise que considera a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (CHARLOT, 2000) em um sistema didático (CHEVALLARD, 2005). Como resultado, apontamos que os estilos de gestão dos três professores, cujas aulas foram analisadas neste artigo, correspondem, aproximadamente, a três estilos de gestão: centrado no conteúdo da disciplina (gS), centrado no ensino praticado pelo professor (gP) ou centrado na aprendizagem dos estudantes (gE). Assim sendo, os professores podem assumir três diferentes estilos gerais de gestão de sala de aula.

 

Palavras-chave: Formação de Professores. Saberes Docentes. Estilos de Gestão do Ensino e da Aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia Pereira Baccon, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

ANA LÚCIA PEREIRA BACCON é Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP (1996). Possui graduação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP (1994). Professor Adjunto na Universidade Estadual de Ponta Grossa no Departamento de Matemática e Estatística. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2012). Professora de Matemática na Rede Pública no Estado do Paraná (1994-2012). Cargos exercidos: Coordenação Institucional do PIBID/UEPG [Edital 2009] - 2013. Coordenadora de Gestão e Processos Educacionais PIBID/UEPG [edital 2009] - 2012. Chefe do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho (2009-2010). Presidente da App Sindicato dos Trabalhadores em Educação Núcleo Regional de Jacarezinho (2002-2009). Linhas de pesquisa atuais: Formação de professores; Ensino e aprendizagem; Psicanálise e Educação Matemática.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina

SERGIO DE MELLO ARRUDA é Bacharel em Física (USP, 1976), Mestre em Ensino de Ciências (USP, 1994) e Doutor em Educação (USP, 2001). Professor da Universidade Estadual de Londrina desde 1978. Aprovou diversos projetos de pesquisa e extensão no CNPq, CAPES, Vitae. Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências. Orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em ensino de ciências. Coordenou o projeto de extensão RENOP - Rede de Disseminação em Educação Científica do Norte do Paraná entre 1994-1997 [CAPES/PADCT]; coordenou o projeto de extensão PROCIÊNCIAS entre 1997-2000 [CAPES/PADCT]. Coordenou a implantação do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL em 2001. Coordenou a implantação do Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina, órgão suplementar da UEL. Coordenou a implantação do projeto PIBID/UEL. É lider do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/]. Cargos exercidos: coordenador do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática de 2002 a 2004; diretor do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL de 2009 a 2014; coordenador institucional do projeto PIBID/UEL de 2009 a 2013. LInhas de pesquisa atuais: Formação de professores; Educação informal; Psicanálise e ensino de Ciências.

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Publicado

2015-08-08

Como Citar

BACCON, A. L. P.; ARRUDA, S. de M. Estilos de gestão da sala de aula: uma análise a partir da ação docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 463–487, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6713. Acesso em: 23 abr. 2024.