Programa Mais Educação como política de educação integral: uma análise a partir da abordagem do ciclo de políticas

Autores

  • Zoraia Aguiar Bittencourt UFFS
  • Marilia Costa Morosini PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0014

Resumo

Este artigo discute o Programa Mais Educação, integrante da atual política educacional do país para a Educação Básica. O objetivo é analisá-lo a partir da Abordagem do Ciclo de Políticas, de Ball e colaboradores (1992), percorrendo as influências da internacionalização das políticas educacionais, os embates de grupos de interesse na formulação dos documentos orientadores e as avaliações iniciais do programa, essas a partir da análise de resultados apresentados por publicações das reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Os resultados do estudo mostram que a arena de disputas onde se delineiam as políticas educacionais está constituída por atores em posições assimétricas de poder e de influência, o que nos permite problematizar a forma, muitas vezes aligeirada, de o governo e seus interlocutores colocarem em ação políticas educacionais sem o necessário diálogo também com os sujeitos imersos nos espaços escolares.

 

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Programa Mais Educação. Ciclo de Políticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zoraia Aguiar Bittencourt, UFFS

Professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim, Curso de Licenciatura em Pedagogia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Mestre em Educação, Especialista em Alfabetização e Licenciada em Letras.

Marilia Costa Morosini, PUCRS

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (1970), mestrado em Sociologia Educacional (1975) e doutorado em Educação pela UFRGS (1990) e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas (2002/2003). Coordenadora do CEES - Centro de Estudos em Educação Superior - PUCRS; da RIES (Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior) - Núcleo de Excelência em C, T&I, CNPq/ FAPERGS/PRONEX; Coord. do Observatório de Educação Indicadores de Qualidade do Ensino Superior (CAPES/INEP) e da rede UNIVERSITAS ligada ao GT Politica de Educação Superior/ANPED (1996 2012) e Coord. do programa conjunto de pesquisa CAPES/UTEXAS (2006 2012) Qualidade na Educação Superior. Coord. e membro do Comitê Assessor da Cooperação Internacional FAPERGS (2008-...). Membro da EAIR (European Association of Institutional Research). Membro do RISEU (Rede de Investigadores da Educação Superior México). Membro da AAIR (American Association of Institutional Research). Membro da LASA Latin American Studies Association. Membro representante da área de Ciências Humanas da CTAA/ INEP/ MEC (2006-2012); bolsista produtividade 1A do CNPq, integra o CA - Ad Hoc de Educação da CAPES. Participou de projetos nacionais INEP e internacionais IAU/UNESCO/CNPq/CAPES/UTexas; CPLP: INNOVACESAL (UE), Alfa-Guia (UE). É professora aposentada da UFRGS. Foi diretora da Faculdade de Educação da PUCRS e Coordenadora do PPGEDu (2011 - 2012). Orienta I.C., Mestrado, Doutorado (orientadora da Tese Mensão Honrosa Capes 2012), Pós-Doutorado. Sua produção atual está voltada a estados de conhecimento destacando-se a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária (700 p.) e a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando em: educação superior, ensino superior, formação de professores, internacionalização da Educação Superior, diversidade e equidade na Educação Superior.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

BITTENCOURT, Z. A.; MOROSINI, M. C. Programa Mais Educação como política de educação integral: uma análise a partir da abordagem do ciclo de políticas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 559–583, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6760. Acesso em: 20 abr. 2024.