Dívida pública e financiamento do Ensino Superior e Profissional no Paraná (2003 a 2012)

Autores

  • Luiz Fernando Reis Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unioeste/UERJ)
  • Queila Franciéle Fabris Bosio Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu - PR
  • Roberto Antonio Deitos Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Cascavel, Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0009

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a evolução das despesas do estado do Paraná com o Serviço da dívida pública (juros, amortizações e encargos com o refinanciamento) e com o financiamento das instituições estaduais de ensino superior (IEES) e do ensino profissional no período de 2003 a 2012. Os resultados do trabalho indicam que, no período de 2003-2012, o Paraná comprometeu parcela significativa do orçamento com o pagamento da dívida pública. Quanto ao financiamento das IEES, verificamos que no período de 2003 a 2005 ocorreu restrição orçamentária e a partir de 2006 houve aumento do percentual de recursos a elas destinado. Quanto ao financiamento do ensino profissional, constatou-se aumento do percentual de recursos, especialmente entre 2007 e 2012 e uma significativa redução dos recursos destinados a esta modalidade de ensino nos anos de 2009 a 2011.

 

Palavras-chave: Dívida pública. Paraná. Financiamento.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Fernando Reis, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Unioeste/UERJ)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenador da Auditoria Cidadã da Dívida Pública: Núcleo Paraná – Região Oeste. Participa do projeto integrado de pesquisa, desenvolvido pela Rede Universitas/BR, “Expansão da Educação Superior no Brasil (OBEDUC)” – subprojeto “Políticas de Financiamento da Educação superior no Brasil” – financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Queila Franciéle Fabris Bosio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu - PR

Mestre em Educação pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professora da Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu. Pesquisa dissertação mestrado concluída “Financiamento da política pública para a educação profissional no estado do Paraná”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. (PPGE-UNIOESTE).

Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Cascavel, Paraná.

Doutor em Educação pela Unicamp. Professor Associado do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Cascavel, Paraná, Brasil. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM – Universidade Estadual de Maringá, Paraná, com apoio e financiamento da Fundação Araucária/SETI/Governo do Paraná. Participa da Auditoria Cidadã da Dívida Pública: Núcleo Paraná – Região Oeste.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

REIS, L. F.; BOSIO, Q. F. F.; DEITOS, R. A. Dívida pública e financiamento do Ensino Superior e Profissional no Paraná (2003 a 2012). Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 433–461, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6867. Acesso em: 25 abr. 2024.