Complexos de estudo: investigando um experimento de currículo em uma escola de assentamento do MST no Paraná

  • Claudineia Lucion Savi UTFPR
  • Clésio Acilino Antonio UNIOESTE
Palavras-chave: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Complexos de Estudo, Educação, Currículo, Landless Rural Workers Movement, Study complexes, Education, Curriculum, Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra., Complejos de Estudio, Educación

Resumo

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou, no ano de 2013, a experimentação da proposta curricular por Complexos de Estudo na Escola Base e nas Escolas Itinerantes do MST no Paraná. A partir disso, esta investigação propõe analisar o processo de experimentação dessa proposta curricular na Escola Base Iraci Salete Strozak, localizada no Assentamento Marcos Freire, no município de Rio Bonito do Iguaçu, Paraná. Optamos pela abordagem qualitativa e as análises foram realizadas sob o olhar do marxismo. Realizamos uma pesquisa bibliográfica, de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos gerados no processo de construção da proposta. Embasados nos textos de Pistrak (1981), Freitas (2009, 2011), Caldart (1997, 2004, 2010), Sapelli (2013), Alves (2009), entre outros, procuramos entender a importância da Educação para a efetivação da Reforma Agrária, visto que essa luta é muito mais ampla do que apenas a conquista de um pedaço de terra para plantar. Ela envolve outros direitos sociais.  Palavras-chave: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Complexos de Estudo. Educação. Currículo. Abstract Study complexes: investigating a curriculum experiment at a MST settlement school in Paraná The Landless Rural Workers Movement (MST) started, in 2013, the experimentation of the curricular proposal through Study Complexes at the Base School and at Itinerant Schools of the Landless Rural Workers Movement in Paraná. Thus, this research proposes to analyze the process of experimentation of this curricular proposal in the Base school Iraci Salete Strozak, located at Marcos Freire settlement in the city of Rio Bonito do Iguaçu, Parana. We chose the qualitative approach and the analyses were drawn from Marxism. We performed a bibliographic and field research, semi-structured interviews and analysis of documents generated in the process of construction of the proposal. Based on texts of Pistrak (1981), Freitas (2009, 2011), Caldart (1997, 2004, 2010), Sapelli (2013), Alves (2009), among others, we sought to understand the importance of education for the realization of Land reform, as this fight is much broader than just the conquest of a piece of land to plant. It involves other social rights. Keywords: Landless Rural Workers Movement. Study complexes. Education. Curriculum. Resumen Complejos de estudio: investigación de un experimento de currículo en una escuela de asentamiento del MST, en Paraná El Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) empezó, en el año 2013, la experimentación de la propuesta curricular por Complejos de Estudio en la Escuela Base y en las Escuelas Itinerantes, del MST, en Paraná. En esa perspectiva, esta investigación se propone a hacer un análisis del proceso de experimentación de la propuesta curricular en la Escuela Base “Iraci Salete Strozak”, ubicada en el Asentamiento Marcos Freire, en el Ayuntamiento de “Rio Bonito do Iguaçu”, Paraná. Elegimos el abordaje cualitativo y los análisis fueron realizados bajo la mirada marxista. Realizamos investigación bibliográfica, de campo, entrevistas semi estructuradas y análisis de documentos generados en el proceso de construcción de la propuesta. Con base en los textos de Pistrak (1981), Freitas (2009, 2010), Caldart (1997, 2004, 2010), Sapelli (2013), Alves (2009), entre otros, intentamos entender la importancia de la educación para efectivar la Reforma Agraria, ya que esa lucha es mucho más amplia que sólo la conquista de un pedazo de tierra para plantar. Ella abarca otros derechos sociales. Palabras clave: Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra. Complejos de Estudio. Educación. Currículo.

Biografia do Autor

Claudineia Lucion Savi, UTFPR
Mestre em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE), graduada em Pedagogia pela Faculdade Palas Atena e em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ( UEPG). Pós-Graduada em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar ( 2006), Especialista em Educação do Campo pela Universidade Federal do Paraná, em (2007) e Especialista em Educação Especial (2010). Possui experiência na Educação Básica: Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e no Curso de Formação de Docentes. Atualmente é Pedagoga da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Campus Pato Branco, lotada no Departamento de Educação
Clésio Acilino Antonio, UNIOESTE
Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE Paraná, Brasil. Atua na docência na área de Currículo Escolar nos Curso de formação de professore em Pedagogia e Pedagogia da Terra. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, Curso de Mestrado em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa UNIOESTE/CNPq Representações, tempos, espaços e linguagens em experiências educativas RETLEE. Desenvolve atividades de assessoria pedagógica em movimentos de reorientações curriculares em sistemas de educação básica, como os vigentes projetos de formação contínua de professores de escolas do campo e urbanas em sistemas de ensino do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação . Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação
Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos