Políticas contemporâneas de formação de alfabetizadores no Brasil: entre a potencialização dos desempenhos e a gestão pedagógica das inovações

  • Roberto Rafael Dias da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Rodrigo Saballa de Carvalho UFFS
  • Rodrigo Manoel Dias da Silva UFFS
Palavras-chave: Política educacional, Formação de professores, Alfabetização, Education policy, Teacher education, Literacy, Política educativa, Formación del profesorado, Alfabetización

Resumo

O presente artigo examina as atuais políticas de formação de professores alfabetizadores no Brasil, materializadas recentemente no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e visa analisar as estratégias políticas que podem ser visibilizadas em seu processo de implementação. Situando-as nos cenários de reforma educacional, em suas modalidades de regulação e dominação política, reconhece-se que as concepções de formação de professores colocadas em ação são potencializadas por meio de modos de individualização dos percursos formativos, ao mesmo tempo em que intensificam as formas de gestão governamental da ação dos professores alfabetizadores. Conclui-se que tal intervenção formativa aposta nos modelos de avaliação de larga escala como objetivo estratégico e produz esforços na direção de uma docência em inovação permanente, apropriada para os regimes de inspiração neoliberal, predominantes nas políticas de escolarização mobilizadas no país. Palavras-chave: Política educacional. Formação de professores. Alfabetização. Abstract Contemporary policies of literacy teacher training in Brazil: between enhancement of performances and pedagogical management of innovations This paper examines the current policies of literacy teacher training in Brazil, recently materialized in the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC - National Pact for Literacy at the Right Age), and it aims to analyze the political strategies that can be visualized in its implementation process. Placing them in scenarios of educational reform in their modes of regulation and political domination, we acknowledge that the conceptions of teacher education put into action are enhanced through the modes of educational path individualization, at the same time that they intensify the ways of government management of literacy teacher action. We conclude that such educational intervention bets on models of large-scale assessment as strategic goal and produces efforts towards a permanent innovation in teaching, appropriate to the neoliberal regimes, predominant in the education policies mobilized in the country. Keywords: Education policy. Teacher education. Literacy. Resumen Políticas contemporáneas de formación de los profesores alfabetizadores en Brasil: entre la potenciación de actuaciones y gestión pedagógicas de las innovaciones Este artículo examina las políticas actuales de la formación de profesores de alfabetización en Brasil, recientemente se materializó en el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Apropiada – PNAIC, con objetivo de analizar las estrategias políticas que pueden ser visualizadas en su proceso de implementación. Situando en los contextos de la reforma educativa, en sus modalidades de regulación y la dominación política, los autores reconocen que las concepciones de la formación del profesorado puestas en acción son reforzadas por medio de la individualización de los caminos formativos, al mismo tiempo intensificar las formas la gestión gubernamental de la acción de los profesores alfabetizadores. Concluyen que tal intervención formativa apuesta en los modelos de evaluación en gran escala como objetivo estratégico y produce esfuerzos en dirección de una docencia en innovación permanente, apropiada para los regímenes de inspiración neoliberales, predominantemente en las políticas de educación en nuestro país. Palabras clave: Política educativa. Formación del profesorado. Alfabetización.

Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Universidade de Caxias do Sul
Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. 
Rodrigo Saballa de Carvalho, UFFS
Professor Adjunto no Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestrado em Educação (UFRGS), Doutorado em Educação (UFRGS) e Pós- doutorado em Educação (UFPEL)
Rodrigo Manoel Dias da Silva, UFFS
Doutor em Ciências Sociais (UNISINOS). Professor de Sociologia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Publicado
2016-06-01
Seção
Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores