Autonomia para aprendizagem: uma relação entre o fracasso e o sucesso dos alunos da Educação a Distância

  • Adejalmo Moreira Abadi Universidade Virtual de Roraima
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Univates, Lajeado - RS
Palavras-chave: Autonomia, Educação a Distância, Autonomia para aprendizagem, Autonomy, Distance Education, Autonomy in learning, Autonomía, Educación a Distancia, Autonomía en el aprendizaje

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa realizada com alunos de graduação a distância em Polos de Apoio Presencial de Roraima. A investigação teve como objetivo analisar a relação entre a autonomia para aprendizagem na Educação a Distância (EaD) e os resultados finais dos alunos. A problemática foi investigar quais as causas relacionadas à autonomia que contribuíram para o baixo índice de aproveitamento. O referencial teórico aborda a educação a distância e a autonomia para aprendizagem na EaD. A pesquisa foi de natureza quali-quantitativa e delineada como estudo de caso. A análise dos dados foi estruturada visando definir o perfil do aluno, os fatores de influência na evasão e na conclusão dos cursos. As considerações finais apresentam evidências de causas interferentes nos resultados e na relação com a autonomia para aprendizagem, envolvendo o aluno como estrutura de aprendizagem e a instituição ministrante como estrutura de ensino. Palavras-chave: Autonomia. Educação a Distância. Autonomia para aprendizagem. Abstract Autonomy in learning: a relationship between failure and success of Distance Education students This paper presents the results of a research conducted with undergraduate students of distance education at face-to-face support learning centers of Roraima. The research aimed to analyze the relationship between autonomy in distance learning and students’ outcomes. The issue was to investigate which causes related to autonomy contributed to the low performance rate. The theoretical framework deals with Distance Education and autonomy in distance learning. It was a quali-quantitative research, delineated as a case study. The data analysis was structured in order to define the profile of the student, the factors that influence dropout and completion of the courses. The final remarks present evidence of interfering causes in the results and  in the relationship with learning autonomy, involving students as learning structure, and the institution as teaching structure. Keywords: Autonomy. Distance Education. Autonomy in learning. Resumen Autonomía para el aprendizaje: una relación entre el fracaso y el éxito de los estudiantes de Educación a Distancia Este artículo presenta los resultados parciales de la investigación llevada a cabo con estudiantes de graduación en la modalidad a distancia en los Polos de Apoyo Presencial de Roraima. La investigación tuvo como objetivo analizar la relación entre la autonomía para el aprendizaje en la Educación a Distancia (EaD) y resultados finales de los estudiantes. Y como problemática, investigar cuáles son las causas relacionadas a la autonomía que contribuyeron a la baja tasa de aprovechamiento. Los enfoques teóricos abordan la educación a distancia y la autonomía para el aprendizaje en la educación a distancia. La investigación fue de naturaleza cualitativa y cuantitativa y delineada como un estudio de caso. El análisis de los datos fue estructurado con el fin de definir el perfil del estudiante, los factores de influencia de la deserción escolar y los factores de influencia en la conclusión de los cursos. En las observaciones finales se presenta la evidencia de causas que interfieren en los resultados y en la relación con la autonomía para el aprendizaje, considerando a los estudiantes como estructura de aprendizaje y la institución ministrante como estructura de enseñanza. Palabras clave: Autonomía. Educación a Distancia. Autonomía en el aprendizaje.

Biografia do Autor

Adejalmo Moreira Abadi, Universidade Virtual de Roraima
Professor especialista da Educação Básica do Estado de Roraima, mestrando do programa de pós-graduação stricto sensu, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário Univates.
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Univates, Lajeado - RS
Mestre em Administração (PPGA/EA/UFRGS) e Doutora em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Professora do Centro Universitário UNIVATES
Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos