Do papel atribuído ao papel exercido: a política de formação continuada de alfabetizadores em municípios cearenses

Autores

  • Clotenir Damasceno Rabelo SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - ICAPUÍ -CE/ FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE/UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Alda Maria Duarte Araújo Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0011

Resumo

Este artigo aborda o papel exercido pelos municípios nas políticas de formação continuada de alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa realizada em Municípios cearenses, tendo como recorte contextual o período de 2003 a 2006. O exame traz a noção de relações intergovernamentais e mecanismos cooperativos como ferramentas teórico-centrais e, por meio de etapas inter-relacionadas de análise bibliográfica e documental e de trabalho de campo, procede a análise da inter-relação das políticas municipais e as políticas elaboradas pelo Governo Federal e/ou Estadual para a formação continuada de alfabetizadores. A pesquisa revela que, no plano das realidades pesquisadas, cuidar das políticas de formação continuada dos alfabetizadores não é papel municipal exclusivo, mas competência comum aos entes federados, no âmbito do federalismo cooperativo brasileiro.

 

Palavras-chave: Relações intergovernamentais. Políticas de formação continuada de alfabetizadores. Papel do município.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clotenir Damasceno Rabelo, SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO - ICAPUÍ -CE/ FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE/UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

O autor é graduado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2000), especialização em Educação na área de Formação de professores pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2002), Mestrado Acadêmico em Educação, com concentração na área de formação de professores, pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014), na área de política e gestão da educação/ formação de professores. Assume a função de coordenador pedagógico da Prefeitura Municipal de Icapuí, Ceará, onde trabalha nas áreas de de política e gestão educacional, formação de professores, gestão escolar e planejamento educacional. Exerceu também atividades como professor do Ensino Superior na Faculdade do Vale do Jaguaribe (FVJ) na função de docente no curso de Pedagogia e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte como docente do Curso de Especialização à Distância em Coordenação Pedagógica (Escola de Gestores - MEC).

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, formação de professores, educação a distância, ensino superior e reforma do estado. Atualmente exerce a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

RABELO, C. D.; CASTRO, A. M. D. A. Do papel atribuído ao papel exercido: a política de formação continuada de alfabetizadores em municípios cearenses. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 243–269, 2016. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i1.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7111. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)