As contribuições da ANPEd no processo de consolidação da Pós-Graduação brasileira: percursos históricos e cenários atuais

Autores

  • Maria Margarida Machado UFG

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0005

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa bibliográfica e documental com o objetivo de reconstituir a historicidade das associações de pesquisa, no contexto dos 50 anos da institucionalização da política de Pós-Graduação no Brasil, com ênfase específica na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd. A análise foi realizada com base na agenda política recente da associação, em especial no acompanhamento e posicionamento frente à aprovação da Lei 13.005/2014, que trata do Plano Nacional de Educação 2014-2024, tomando como referência a concepção gramsciana de Estado Ampliado. Os estudos indicam as tensões e desafios enfrentados pela ANPEd, a partir da participação de seus associados no âmbito da sociedade política, em que passam de formuladores a executores das políticas nacionais, ao passo que indicam as potencialidades e os limites da associação em se manter como entidade autônoma da sociedade civil, na defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade para todos.

 

Palavras-chave: ANPEd. Estado ampliado. Plano Nacional de Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Margarida Machado, UFG

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFG. Área Fundamentos da Educação.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

MACHADO, M. M. As contribuições da ANPEd no processo de consolidação da Pós-Graduação brasileira: percursos históricos e cenários atuais. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 365–382, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7142. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A produção e a difusão do conhecimento no percurso do cinquentenário do Sistema Nacional da Pós-Graduação