Significados da produção do conhecimento na Pós-Graduação e suas interlocuções com a prática social

Autores

  • Tiago Adão Lara Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0002

Resumo

Este artigo visa enfatizar a necessidade, que um Programa de Pós-Graduação em Educação pode ter, de produzir conhecimentos, a partir de um esforço continuado de abertura à totalidade da experiência humana, não se fechando em posições epistemológicas reducionistas dessa experiência. O artigo pontua, também, que a formação de estudiosos e de profissionais da educação tem, como tarefa principal, a consolidação do hábito intelectual de sensibilidade e de criatividade diante de qualquer manifestação da vida humana, tal como aflora nos vários processos culturais, na diversidade e na complexidade de cada um deles, na concreticidade das práticas sociais que os engendram.

 

Palavras-chave: Educação. Experiência. Significado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Adão Lara, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras São João Del Rei (1970), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (1982). Atualmente é professor colaborador do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: valor, ética, educação, filosofia.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

LARA, T. A. Significados da produção do conhecimento na Pós-Graduação e suas interlocuções com a prática social. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 317–327, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7148. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A produção e a difusão do conhecimento no percurso do cinquentenário do Sistema Nacional da Pós-Graduação