A pesquisa educacional e o movimento “pesquisas científicas baseadas em evidências”

Autores

  • Antonio Chizzotti Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.10i2.0003

Resumo

Este artigo analisa um movimento de críticas à pesquisa em ciências humanas e às pesquisas educacionais. O movimento “pesquisas científicas baseadas em evidências” auto proclama-se apto para elevar a pesquisa educacional ao nível científico e tece severas críticas à produção científica na área, tendo como suposto a validade exemplar das pesquisas experimentais para alcançar o foro científico e conduzir as políticas públicas para a educação com fundamento em evidências científicas. O movimento admite um modelo exemplar das pesquisas derivadas da área médica e adota as pesquisas experimentais e quase-experimentais como padrão único de investigação, de extração positivista, desconhecendo os avanços das pesquisas qualitativas em ciências humanas e na educação.

 

Palavras-chave: Pesquisa educacional. Pesquisa científica. Pesquisa baseada em evidências.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Chizzotti, Pontificia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Prof. Dr. do Departamento de Fundamentos  da Educação da PUCSP e Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUCSP.

Downloads

Publicado

2015-08-08

Como Citar

CHIZZOTTI, A. A pesquisa educacional e o movimento “pesquisas científicas baseadas em evidências”. Práxis Educativa, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 329–342, 2015. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.10i2.0003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7157. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A produção e a difusão do conhecimento no percurso do cinquentenário do Sistema Nacional da Pós-Graduação