Formação continuada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: alinhamento entre práticas, princípios formativos e objetivos

  • Cancionila Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso
  • André Luís Janzkovski Cardoso Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Formação de professores, Política Pública, National Pact for Literacy at the Right Age, Teacher education, Public policies, Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Apropiada

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a articulação entre as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, os princípios de formação e o objetivo de “contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores” proposto pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a partir de análises dos resultados de uma pesquisa realizada ao término do 1º ano de adoção desse programa em Mato Grosso - Brasil. Este artigo concentra-se nos dados do perfil dos Alfabetizadores, os quais foram trabalhados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 2002) e do aplicativo Many Eyes. As respostas-síntese são discutidas à luz da relação entre mudanças nas práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, os princípios formativos e o processo de formação realizado pelo Pacto em 2013. Os resultados apontam para algumas contribuições do Programa e indicam oportunidades de pesquisas futuras. Palavras-chave: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Formação de professores. Política Pública. Abstract Continuing education in the context of the National Pact for Literacy at the Right Age: alignment between practices, formative principles and objectives The aim of this paper is to discuss the relationship between changes in teaching practices of literacy teachers, education principles and the aim to “contribute to the improvement of the literacy teachers’ education” proposed by the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa  (National Pact for Literacy at the Right Age), from the analyses of the results of a survey applied at the end of the first year of the adoption of this program in Mato Grosso - Brazil. This paper focuses on data of the profile of literacy teachers, which were worked through content analysis (BARDIN, 2002) and Many Eyes application. The synthesis responses are discussed based on the relationship between changes in pedagogical practices of literacy teachers, the education principles and the process of education conducted by this Pact in 2013. The results point to some contributions of the program and indicate opportunities for future researches. Keywords: National Pact for Literacy at the Right Age. Teacher education. Public policies. ResumenFormación continuada en el contexto del Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Apropiada: alineación entre la práctica, principios formativos y objetivos El objetivo del artículo es discutir la relación entre los cambios en las prácticas pedagógicas de los maestros de alfabetización, principios de formación y el objetivo de “contribuir a la mejora de la formación de maestros de alfabetización” propuesto por el Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Apropiada, basado en el análisis de los resultados de una pesquisa realizada al final del 1er año de adopción de este programa en Mato Grosso-Brasil. El artículo se centra en los datos del perfil de los maestros de alfabetización y se trabajó con el análisis de contenido de datos (BARDIN, 2002) usando software Many Eyes. Las respuestas-síntesis son discutidas a la luz de la relación entre los cambios en las prácticas de enseñanza de maestros de alfabetización, los principios formativos y el proceso de formación llevada a cabo por el Pacto en 2013. Los resultados apuntan a algunas de las contribuciones del Pacto e indican oportunidades de pesquisas futuras. Palabras clave: Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Apropiada. Formación de los Maestros de Alfabetización. Políticas Públicas.

Biografia do Autor

Cancionila Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso
Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso, possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, história da alfabetização, cartilhas escolares e memórias de professoras. Publicou os livros "Da oralidade à escrita: o processo de produção do texto narrativo no contexto escolar" (INEP/COMPED e EdUFMT, 2000); "A socioconstrução do texto narrativo no contexto escolar: uma perspectiva longitudinal" (Mercado de Letras, 2003); "O que as crianças sabem sobre a escrita?" (EdUFMT e Central de Textos, 2009); "Cartilha Ada e Edu: produção, difusão e circulação (1977-1985)" (EdUFMT, 2011), além de capítulos de livros e artigos em periódicos. Coordenou o Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis (2010-2014). É coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Mato Grosso).
André Luís Janzkovski Cardoso, Universidade Federal de Mato Grosso
Professor Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis - Curso de Administração desde 2013. Líder do Grupo de Pesquisa - GEP@D. Coordenador da Linha de Pesquisa em Gestão de Pessoas. Profissional com ampla experiência no mercado atuando em diversas áreas e posições gerenciais como: Gerente de Treinamento para a América Latina, Gerente de Recursos Humanos para a América Latina, Gerente de Competências, Gerente de Negócios, Processos e Projetos. Responsável pelas atividades relacionadas a Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica incluindo planejamento, processos de reestruturação de departamentos e negócios, gestão técnico-financeira, negociação com fornecedores e relacionamento com clientes e colaboradores. Intensiva atuação internacional em países europeus, latino-americanos e Estados Unidos. Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa em Estratégia na Gestão Pública. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Graduado em Administração pela Unicamp - Fundação Getúlio Vargas (FGVSP). MBA Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGVSP). Certificado Project Manager Professional pelo PMI - Project Management Institute - USA. Graduado em Engenharia Industrial Elétrica-Eletrônica-Telecomunicações pelo CEFET-PR. Inglês fluente, Espanhol avançado. Avaliador dos Eventos EnANPAD.
Publicado
2016-06-01
Seção
Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores