Políticas públicas e a realidade docente: a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa – PR

Autores

  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Flávia da Silva Oliveira Faculdade União
  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.195203

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as políticas públicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos – EJA e o perfil dos professores atuantes na alfabetização dessa modalidade de educação em Ponta Grossa – PR. A investigação foi interpretativa e quanti-qualitativa. Na pesquisa de campo utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. Participaram da pesquisa 10 professores da alfabetização da EJA, sendo cada professor de uma escola diferente. As escolas foram selecionadas por possuírem o maior número de alunos matriculados na EJA e pelo maior tempo de oferta do curso. Percebeu-se que a EJA constitui uma modalidade de educação cada vez mais reconhecida socialmente e considerada pelos professores como possibilidade de resgate da cidadania e ascensão social e profissional dos alunos.

 

Palavras-chave: Políticas públicas. Educação de Jovens e Adultos. Professores da EJA.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Gerontóloga. Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Associada do Departamento de Educação e Professora Permanente do Mestrado de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade.

Flávia da Silva Oliveira, Faculdade União

Advogada. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Coordenadora e Professora do Curso de Direito da Faculdade União.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, R. de C. da S.; OLIVEIRA, F. da S.; SCORTEGAGNA, P. A. Políticas públicas e a realidade docente: a Educação de Jovens e Adultos em Ponta Grossa – PR. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 195–203, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.195203. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/740. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos