Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos

Autores

  • Vera Lúcia Bueno Fartes Universidade Federal da Bahia
  • Maria de Cássia Passos B. Gonçalves Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.047056

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa sobre o “Programa de Formação de Professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos”, cujo objetivo foi compreender a concepção pedagógica do programa e a articulação entre os saberes teóricos e os saberes da prática docente, bem como verificar a concepção de trabalho docente implícita no projeto do curso, o qual foi levado a efeito no Instituto Federal da Bahia (antigo CEFET-BA). O método qualitativo e a análise documental estruturaram os trabalhos empíricos. Embora o curso tenha uma proposta multidisciplinar e de valorização dos saberes docentes, na prática tais propósitos não foram satisfatoriamente realizados: os componentes curriculares estão organizados de modo linear e hierárquico e a pretendida articulação dos saberes teóricos com os saberes da experiência dos docentes que participaram do curso não foi alcançada.

 

Palavras-chave: Saberes. Trabalho docente. Educação. Jovens e adultos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vera Lúcia Bueno Fartes, Universidade Federal da Bahia

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Linha de pesquisa:"Educação, Trabalho e Conhecimento Profissional". Doutora em Educação ; Pós-doutorado em Educação (bolsa Capes) no instituto de Educação da Universidade de Londres. Tem livros publicados sobre o tema e Dossiês Temáticos em Revistas especializadas, sendo o mais recente, em 2008,  nos Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, n. 135.

Maria de Cássia Passos B. Gonçalves, Universidade do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora da Universidade do Sudoeste do Estado da Bahia. Mestre em Educação pela UFBA. Pesquisadora nas áreas de EJA e de Formação de Professores. Tem artigos publicados em revistas especializadas e capítulos de livro sobre os temas aos quais se dedica.

Downloads

Publicado

2010-07-17

Como Citar

FARTES, V. L. B.; GONÇALVES, M. de C. P. B. Um desafio à construção de novos saberes e novas práticas no trabalho docente: a formação de professores para a Educação Profissional de Jovens e Adultos. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 47–56, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.047056. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/748. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos