Educação inclusiva e formação de professores: desafios e perspectivas a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Autores

  • Helenise Sangoi Antunes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Andréia Jaqueline Devalle Rech Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cínthia Cardona de Ávila Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0008

Resumo

Este artigo tem como finalidade discutir a respeito da formação de professores sob o viés da perspectiva da Educação Inclusiva. São analisadas as contribuições de um programa de formação de professores frente à sua prática pedagógica junto aos alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em que os professores Orientadores de Estudo, participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do Rio Grande do Sul, refletiram sobre as possíveis contribuições desse programa para com suas práticas pedagógicas frente aos alunos com deficiência. Diante disso, 347 Orientadores de Estudo responderam a uma entrevista estruturada, em que se constatou que o PNAIC contribuiu com a prática pedagógica inclusiva de 74,06% desses professores. Além disso, para 95,1% deles, o PNAIC contribuiu como um programa de formação continuada qualificando suas práticas pedagógicas. Acredita-se, portanto, que o PNAIC colaborou para ressignificar a prática pedagógica de muitos professores, além de oportunizar uma formação, ainda que incipiente, sobre a Educação Inclusiva.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Formação de professores. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

ANTUNES, H. S.; RECH, A. J. D.; ÁVILA, C. C. de. Educação inclusiva e formação de professores: desafios e perspectivas a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 171–198, 2016. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i1.0008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8162. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores