Estratégias pedagógicas e avaliações utilizadas com alunos público-alvo da Educação Especial segundo relato dos professores da sala de aula comum e da Educação Especial

Autores

  • Danielli Silva Gualda Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Márcia Duarte Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0010

Resumo

Este artigo analisa o relato dos professores da sala de aula comum sobre as estratégias pedagógicas utilizadas com os possíveis alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) - antes de encaminhá-los para o atendimento educacional especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais (SRMs) -, bem como analisa os critérios avaliativos estabelecidos com aqueles que passaram a receber tal atendimento e, ainda, o relato dos professores da Educação Especial sobre as avaliações utilizadas com os alunos PAEE, após receberem o AEE na SRMs. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevista, dos quais um foi respondido por 30 professoras da sala de aula comum e o segundo respondido por cinco professoras da Educação Especial. Os resultados sugeriram que as estratégias pedagógicas e as avaliações direcionadas aos alunos PAEE eram fatores determinantes para identificar se as propostas políticas relacionadas à Educação Inclusiva estavam sendo implementadas de maneira efetiva nas escolas de Ensino Fundamental I.

 

Palavras-chave: Estratégias pedagógicas. Avaliação. Educação Especial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

GUALDA, D. S.; DUARTE, M. Estratégias pedagógicas e avaliações utilizadas com alunos público-alvo da Educação Especial segundo relato dos professores da sala de aula comum e da Educação Especial. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 482–504, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8720. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos