Políticas de avaliações externas: ênfase nas competências cognitivas e socioemocionais

  • Elma Júlia Gonçalves de Carvalho
  • Jane Eire Rigoldi Santos
Palavras-chave: Políticas educacionais, Avaliações externas, Competências, Educational policies, External evaluations, Competences, Políticas educativas, Evaluaciones externas, Habilidades

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre as políticas brasileiras de avaliação externa com o objetivo de questionar a pertinência da ênfase que tem sido dada às competências. Para isso analisaremos os objetivos, os fundamentos e as matrizes de referência da Prova Brasil e o Projeto SENNA, relacionando-os às novas exigências do capital e aos direcionamentos das organizações internacionais a partir dos anos de 1990. Conforme a análise, incialmente, as avaliações externas tinham uma perspectiva conteudista e, posteriormente, passaram a orientar-se pelo modelo de competências, influenciando na forma como os professores avaliam e a maneira como operacionalizam os conhecimentos, ou seja, suas concepções pedagógicas. Os resultados apontam que a lógica das competências corresponde a uma tendência nos direcionamentos políticos e pedagógicos de negação dos conhecimentos científicos e culturais, e do papel da escola como responsável pela distribuição, o mais igualmente possível, dos conhecimentos sistematizados. Palavras-chave: Políticas educacionais. Avaliações externas. Competências. Abstract External evaluation policies: emphasis in the cognitive and socioemotional competences This article presents reflections on the Brazilian policies for external evaluation with the aim to question the relevance of the emphasis that has been given to the different skills. Thereunto, we analyze the goals, the basis and the references of  Brazilian main basic education test (Prova Brasil) and the SENNA Project, relating them to the new capital requirements and directions of international organizations from the 1990s. According to the analysis, initially, external evaluations focused on the amount of knowledge obtained, and later began to be guided by the model of different types of skills, influencing the way teachers assess and handle knowledge, that is their pedagogical conceptions. The results show that the logic of competences corresponds to a trend in political and pedagogical directions of denial of scientific and cultural knowledge, and of the school role as responsible for the distribution, as equally as possible, of systematized knowledge. Keywords: Educational policies. External evaluations. Competences. Resumen Políticas de evaluaciones externas: énfasis en habilidades cognitivas y socioemocionales Este artículo presenta reflexiones sobre la política brasileña de evaluación externa, con el objetivo de cuestionar la pertinencia del énfasis que se ha dado a las habilidades. Para ello, se analizan los objetivos, la justificación y las bases de referencia de la Prueba Brasil y Proyecto SENNA, en relación con los nuevos requisitos de capital y las direcciones de las organizaciones internacionales a partir de los años de 1990. De acuerdo con el análisis, en principio, las evaluaciones externas tenían perspectiva en el contenido, y posteriormente comenzó a ser guiada por el modelo de competencias, que influyen en la forma en que los maestros evalúan y cómo poner en práctica los conocimientos; es decir, sus concepciones pedagógicas. Los resultados muestran que la lógica de la competencia corresponde a una tendencia en direcciones políticas y pedagógicas de la negación del conocimiento científico y cultural, y el papel de la escuela como responsable de la distribución, como también es posible, de conocimiento sistematizado. Palabras-clave: Políticas educativas. Evaluaciones externas. Habilidades.
Publicado
2017-03-21
Seção
Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo