Avaliação e Currículo na Educação Básica: a especificidade da Educação Infantil

Autores

  • Maria Nilceia Andrade Vieira Prefeitura Municipal de Vitória – ES
  • Valdete Côco Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0016

Resumo

Nas políticas públicas atuais, a avaliação e o currículo permanecem em pauta, provocando indagações e tensionando debates. Este artigo focaliza o campo da Educação Infantil (EI) reunindo discussões sobre a avaliação institucional e o currículo nessa etapa inicial da Educação Básica. Consideram-se como aportes teórico-metodológicos referenciais bakhtinianos e a abordagem do ciclo de políticas de Ball em associação a produções acadêmicas referentes aos temas, com análise de documentos da legislação brasileira e de elementos advindos de pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam que a sustentação teórica e o embasamento legal da EI, no que tange à avaliação e ao currículo, fortalecem um percurso de consolidação de seu pertencimento à Educação Básica, em simultaneidade à demarcação de sua especificidade.

 

Palavras-chave: Avaliação institucional. Currículo. Educação Infantil.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

VIEIRA, M. N. A.; CÔCO, V. Avaliação e Currículo na Educação Básica: a especificidade da Educação Infantil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 812–831, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i3.0016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8969. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo