Desenvolvimento docente no ensino superior: visibilidade e atuação profissional

Autores

  • Liandra Pereira Universidade da Região de Joinville
  • Marilda Aparecida Behrens Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.039046

Resumo

O presente texto apresenta reflexões e aprofundamentos de estudos realizados no grupo PEFOP (Paradigmas Educacionais e Formação de Professores) sobre a atuação do professor na educação superior. No processo investigativo abordou-se o complexo cenário da profissão docente e os desafios impostos no cotidiano da atuação na universidade. Buscou-se especificar alguns indicadores apontados pelos alunos para qualificar a docência, os quais interferem na avaliação da performance dos professores. Outro aspecto levantado na pesquisa refere-se ao enfrentamento por parte dos docentes das exigências de avaliações institucionais com índices métricos e indicadores que geram preocupações. Numa abordagem qualitativa realizou-se uma pesquisa de campo junto aos 89 alunos de uma universidade comunitária por meio de um questionário semiaberto.

 

Palavras-chave: Docência universitária. Atuação profissional. Perfil docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liandra Pereira, Universidade da Região de Joinville

No momento está cursando Doutorado em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do paraná, possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville (1994) e Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Atualmente é Assessora da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade da Região de Joinville e Centro de Apoio Pedagógico da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processo de formação acadêmica, formação profissional.

Marilda Aparecida Behrens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973),Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e atua na docência do Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior da PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras.

Downloads

Publicado

2010-07-17

Como Citar

PEREIRA, L.; BEHRENS, M. A. Desenvolvimento docente no ensino superior: visibilidade e atuação profissional. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 39–46, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.039046. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/900. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos