Pesquisa (Auto)Biográfica em chave pós-estrutural: conversas com Judith Butler

  • Clívio Pimentel Júnior Universidade Federal da Bahia
  • Maria Inez da Silva de Souza Carvalho Universidade Federal da Bahia
  • Maria Roseli Gomes Brito de Sá Universidade Federal da Bahia

Resumo

Neste ensaio teórico, investigam-se aproximações e tensionamentos entre o pensamento de Butler e o campo das Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação. Focaliza-se, inicialmente, nos aspectos históricos e teórico-metodológicos das Pesquisas (Auto)Biográficas, sobretudo no cenário nacional, destacados em apresentações de dossiês temáticos, cartas de associações e artigos de revisão. Em seguida, discute-se acerca do desafio envolvido na aproximação entre os pressupostos teóricos das Pesquisas (Auto)Biográficas e os pressupostos filosóficos do movimento Pós-estrutural. Finalmente, argumenta-se em defesa da plausibilidade e da consistência teórica da aproximação entre pós-estruturalismo e Pesquisa (Auto)Biográfica tendo em vista a possibilidade de invenção de narrativas performáticas e pós-metafísicas de si.   Palavras-chave: Pesquisa (Auto)Biográfica. Narrativas de si. Pós-estruturalismo.

Biografia do Autor

Clívio Pimentel Júnior, Universidade Federal da Bahia
Mestre em Educação. Professor Substituto no Departamento de Educação II, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores - FEP/FACED/UFBA.
Maria Inez da Silva de Souza Carvalho, Universidade Federal da Bahia
Doutora em Educação. Professora Associada no Departamento de Educação II, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/MPED/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores – FEP/FACED/UFBA.
Maria Roseli Gomes Brito de Sá, Universidade Federal da Bahia
Doutora em Educação. Professora Associada no Departamento de Educação I, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Vice coordenadora do Mestrado Profissional em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/MPED/UFBA. Líder do Grupo de Pesquisa Formação em Exercício de Professores – FEP/FACED/UFBA.
Publicado
2017-04-08