Da competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas

Autores

  • Luciano Santos Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0013

Resumo

Este artigo se propõe discutir a relação entre ciência e ética com destaque para a dimensão ética implicada na pesquisa científica. Trata-se de uma investigação de cunho qualitativo baseada em pesquisa bibliográfica. O referencial teórico parte de uma exposição histórico-conceitual da ciência moderna, mostrando as problemáticas consequências de seu totalitarismo epistemológico que sobrepõem as competências no fazer (techné) à responsabilização no agir (práxis). Em seguida, define o conceito de ética e apresenta os níveis: ética de normas, de princípios e de relação, mostrando seus respectivos graus de profundidade do ponto de vista do sentido do humano que lhes subjaz. Por fim, apresenta, de modo sumário, o processo do qual resulta a constituição dos Comitês de Ética na Pesquisa (CEP). Os resultados demonstram a possibilidade de questionar a pertinência epistemológica da regulamentação de pesquisas científicas das áreas de Ciências Humanas e Sociais por um Comitê regido por paradigmas das áreas biomédicas. Conclui-se, portanto, pela premência de uma nova organização dos Comitês de Ética em Pesquisa a partir da especificidade epistemológica das áreas dos projetos submetidos a sua regulamentação.

 

Palavras-chave: Ciência. Técnica. Pesquisa. Ética. Ciências Humanas.

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Publicado

2017-04-08

Como Citar

SANTOS, L. Da competência no fazer à responsabilização no agir: ética e pesquisa em Ciências Humanas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 244–256, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i1.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9601. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A ética na pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: continuando o debate