As práticas docentes e o Currículo de Geografia no Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Clézio dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0005

Resumo

O artigo analisa como os focos bimestrais presentes no Currículo Mínimo (CM) de Geografia para o Estado do Rio de Janeiro influenciam e são influenciados pela abordagem conceitual da disciplina escolar Geografia no Colégio Estadual Eng. Carlos Frederico de Arêa Leão, localizado no Bairro da Posse, Município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A metodologia utilizada é a qualitativa, utilizando o referencial teórico da área, destacando-se as contribuições de Pontuschka; Paganelli e Cacete (2007), Santos (2013), Farias (2013, 2014), Caso e Gurevich (2014). A coleta de dados envolveu entrevistas com os professores de Geografia que atuam no estabelecimento pesquisado. Como resultado principal, apresentamos uma análise centrada nas diferentes práticas docentes abordadas numa perspectiva reflexiva e contextualizada. Assim, foi possível evidenciar a relação teoria-prática dos docentes por meio de práticas disciplinares e interdisciplinares no cotidiano escolar. Conclui-se que a criação de sistemas educacionais compactos para atender, muitas vezes, apenas às necessidades políticas de governos, deixa de fora considerações e constatações de décadas de discussão acadêmica e as próprias necessidades locais, além de influenciar diretamente na prática docente e na efetivação do currículo.

 

Palavras-chave: Currículo de geografia. Ensino de Geografia. Rio de Janeiro.

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Biografia do Autor

Clézio dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Prof. Adjunto III do Departamento de Educação e Sociedade (DES) do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio Janeiro (UFRRJ), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFRRJ) e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (GEPEG/UFRRJ/CNPq).

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Publicado

2017-04-08

Como Citar

SANTOS, C. dos. As práticas docentes e o Currículo de Geografia no Estado do Rio de Janeiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 83–98, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.12i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/8733. Acesso em: 28 mar. 2024.