Homeschooling: o reverso da escolarização e da profissionalização docente no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14818.036

Resumo

O movimento pela regulamentação do homeschooling produziu um discurso para dar sustentação à ideia de efetividade do ensino domiciliar. Dissonante dessa narrativa, ecoa a voz dos educadores reafirmando a imprescindibilidade da escola, do professor e do Estado como garantidores do direito à educação para a aprendizagem e do desenvolvimento pleno das crianças e dos adolescentes. Diante da defesa que reverbera na impossibilidade de reação efetiva dos sujeitos dessa educação (os estudantes), este artigo objetiva evidenciar implicações do homeschooling para a escolarização, a profissionalização docente e para a educação como direito. Utiliza-se da análise de discurso, com base em Fairclough, em estudo bibliográfico-documental. Os resultados indicam que a defesa do homeschooling se ampara em casos particulares e exógenos sem evidências científicas e desconsidera os riscos da segregação do estudante do ambiente social de aprendizagem.

Palavras-chave: Direito à educação. Homeschooling. Profissionalização docente.

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Publicado

2020-03-23

Como Citar

ROSA, A. C. F. .; CAMARGO, A. M. M. de . Homeschooling: o reverso da escolarização e da profissionalização docente no Brasil . Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–21, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14818.036. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14818. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas