A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na Argentina

Autores

  • Juliana Pirola da Conceição Universidade Estadual de Campinas
  • Ernesta Zamboni Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.8i2.0004

Resumo

O artigo trata da educação pública e do ensino de História no Brasil e na Argentina a partir das legislações e diretrizes curriculares nacionais das últimas décadas, para identificar o espaço relegado ao ensino de História da América Latina ao longo de uma trajetória escolar. Os lineamentos teóricos e metodológicos que serviram de base para as análises comparativas estão relacionados à abordagem das Histórias Conectadas, trazendo à tona semelhanças e diferenças contextualizadas pelos laços que ligam cada história nacional à dos demais países da região. No campo do currículo, considerou-se o currículo como prescrição, que sustenta místicas importantes sobre Estado, escolarização e sociedade. Ao final, pode-se concluir que, embora a temática tenha ganhado espaço em documentos mais atuais, a seleção e a organização dos conteúdos indicados para normatizar a educação nacional não permitem a identificação de interesses comuns, que poderiam atuar na construção de perspectivas coletivas de futuro para o continente.

 

Palavras-chave: Currículo. Ensino de História. América Latina.

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Biografia do Autor

Juliana Pirola da Conceição, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em História (UFES) e Mestre em Educação (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP no Grupo Memória, História e Educação.

Ernesta Zamboni, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em História pela PUC-Campinas, Mestre em História pela USP e Doutora em Educação pela UNICAMP Atualmente é Professora Aposentada Colaboradora da Faculdade de Educação da UNICAMP, Coordenadora do Grupo Memória, História e Educação e Presidente da Associação Brasileira de Ensino de História.

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Publicado

2013-11-04

Como Citar

CONCEIÇÃO, J. P. da; ZAMBONI, E. A educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na Argentina. Práxis Educativa, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 419–441, 2013. DOI: 10.5212/praxeduc.v.8i2.0004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4846. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de História no espaço Ibero-americano