v. 7 n. 2 (2012): Dossiê: Educação Matemática

Editorial

  • Quais teorias e métodos para a pesquisa sobre o ensino da matemática?

    Raymond Duval
    305-330
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0001
  • Quelles théories et quelles méthodes pour les recherches surl’enseignement des mathématiques?

    Raymond Duval
    305-330
  • Inferencia de indicadores de idoneidad didáctica a partir de orientaciones curriculares

    Juan D. Godino, Hernán Rivas, Pedro Arteaga
    331-354
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0002
  • O raciocínio matemático nos alunos do Ensino Básico e do Ensino Superior

    João Pedro da Ponte, Joana Mata-Pereira, Ana Henriques
    355-377
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0003
  • O ensino de matemática hermético: um olhar crítico a partir dos registros de representação semiótica

    Méricles Thadeu Moretti, Afrânio Austregésilo Thiel
    379-396
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0004
  • Análise de percepções e procedimentos algébricos de estudantes da Educação Básica

    Neiva Ignês Grando, Sandra Mara Marasini
    397-420
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0005
  • Dispositivo estratégico, resistência e relações de poder: um ensaio sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM) e seu papel na (E)educação (M)matemática brasileira

    Heloisa da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica
    421-443
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0006
  • O ensino da matemática nas escolas do campo por meio da Metodologia da Mediação Dialética

    Jaqueline Zdebski da Silva Cruz, Maria Lidia Sica Szymanski
    445-465
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0007
  • Sobre os objetivos, objetos e problemas da pesquisa brasileira em Modelagem Matemática na Educação Matemática

    Tiago Emanuel Klüber, Dionísio Burak
    467-488
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0008
  • Conhecimentos mobilizados por professoras dos anos iniciais na elaboração de histórias infantis com conteúdos matemáticos

    Reginaldo Fernando Carneiro, Ana Paula Gestoso de Souza
    489-509
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0009
  • A vivência de uma intervenção docente: reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática

    Vinícius Pazuch, Cátia Maria Nehring
    511-531
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0010
  • Uma análise de reflexões e de conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores no ensino de números decimais para o sexto ano do Ensino Fundamental

    Adriana Fátima de Souza Miola, Patricia Sandalo Pereira
    533-558
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0011
  • Ambiente virtual de aprendizagem e educação presencial: uma integração possível na formação de professores

    Ettiène Guérios, Sandra Sausen
    559-584
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0012
  • A cognição em questão: invenção, aprendizagem e Educação Matemática

    Giovani Cammarota, Sônia Maria Clareto
    585-602
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i2.0013

Resenhas