A formação dos formadores: um estudo sobre o PNAIC

Autores

  • Maria Elizabete Souza Couto Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Alba Lúcia Gonçalves Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0007

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de professores formadores (Orientadores de Estudos - OE) que assumem a responsabilidade da formação dos professores alfabetizadores e como esses formadores constroem conhecimento para contribuir na formação dos professores alfabetizadores. A pesquisa é de natureza qualitativa e, para coleta de dados, utilizamos um questionário que foi respondido por 49 professores formadores. Na leitura dos dados, compreendemos que a formação dos formadores é um campo ainda pouco estudado e explorado. Os formadores relataram a construção e a mobilização de uma base de conhecimento necessária ao desenvolvimento dessa função e, consequentemente, a construção do seu processo formador para formar os professores alfabetizadores, (re)constituindo situações que são teóricas e práticas, mobilizando conhecimentos referentes, por exemplo, ao planejamento, à leitura, à escrita, à oralidade. Assim, os formadores estão ampliando seu repertório de conhecimentos e ajudando os professores alfabetizadores a construir conhecimentos na área de alfabetização.

 

Palavras-chave: Formação de Formadores. Professor Alfabetizador. PNAIC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Elizabete Souza Couto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Pedagoga, Dra em Educação pela UFSCar, professora na Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC - Ilhéus/Bahia

Alba Lúcia Gonçalves, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora na Universidade Estadual de Santa Cruz /UESC - Ilhéus - Bahia. Trabalha com formação de professores, alfabetização e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

COUTO, M. E. S.; GONÇALVES, A. L. A formação dos formadores: um estudo sobre o PNAIC. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 151–170, 2016. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i1.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7095. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Políticas de Formação de Professores Alfabetizadores