Uma escola, múltiplos olhares: avaliação e recuperação no cotidiano escolar

Autores

  • Flora Lima Farias de Souza Faculdade de Pimenta Bueno - FAP
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0005

Resumo

Este texto discute as relações produzidas no interior de uma escola pública em Porto Velho, Rondônia, em torno dos processos de avaliação e recuperação da aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de investigação realizada sob o referencial da psicologia escolar. O estudo, de natureza qualitativa, fez uso de análise documental, entrevistas e observações. Os resultados evidenciam, por um lado, a luta histórica de uma comunidade periférica pelo acesso à educação e, por outro, as dificuldades de diferentes ordens que se interpõem entre a conquista da escola e a qualidade do ensino oferecido. Dentre as dificuldades, destacam-se a pseudoautonomia nos processos de planejamento e o desenvolvimento da prática pedagógica, a precariedade da escola, as condições de trabalho dos docentes e as relações conflituosas entre estudantes e professores.

 

Palavras-chave: Ensino Fundamental. Cotidiano Escolar. Políticas Públicas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flora Lima Farias de Souza, Faculdade de Pimenta Bueno - FAP

Professora dos cursos de Pedagogia e de Psicologia da Faculdade de Pimenta Bueno (FAP). Graduada em Pedagogia e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia.

Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Professora Associada da graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia. Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP. Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da USP.

Downloads

Publicado

2017-03-21

Como Citar

SOUZA, F. L. F. de; ZIBETTI, M. L. T. Uma escola, múltiplos olhares: avaliação e recuperação no cotidiano escolar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 394–409, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.11i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/7067. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos