v. 11 n. 3 (2016): Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo

Dossiê: Políticas de Avaliação e Currículo

  • Apresentação

    Mary Ângela Teixeira Brandalise
    557-560
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0001
  • Políticas públicas: direito de aprender e avaliação formativa

    Antonio Chizzotti
    561-576
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0002
  • Sobre Foucault e a verdade: as relações entre currículo e avaliações em larga escala

    Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Jarbas Dametto
    577-589
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0003
  • Políticas de currículo e avaliação para a docência no espaço Iberoamericano

    Rosanne Evangelista Dias
    590-604
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0004
  • As posições-sujeito (Estado e gestores) diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior brasileiro

    Taise Feldmann, Osmar de Souza, Marcia Regina Selpa Heinzle
    605-620
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0005
  • Políticas de avaliação em larga escala: o ENADE interfere na gestão dos cursos?

    Silvia Regina Canan, Vanessa Taís Eloy
    621-640
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0006
  • Os impactos da avaliação em larga escala nos currículos escolares

    Rita de Cássia Silva Godoi Menegão
    641-656
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0007
  • Os sentidos do SARESP para professores e alunos da rede pública estadual paulista e a gestão do currículo na sala de aula

    Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Andreza Barbosa, Natiely Pasetto e Silva, Daniela Aparecida Lando
    657-675
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0008
  • Política de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro: repercussões na gestão escolar e no currículo

    Leonardo Meirelles Cerqueira, Wânia Gonzalez, Elisangela da Silva Bernado
    676-692
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0009
  • Conhecimento histórico escolar: fixações de sentidos a partir de uma política de avaliação no Rio de Janeiro

    Marcus Leonardo Bomfim Martins, Carmen Teresa Gabriel
    693-713
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0010
  • Currículo, avaliação e a constituição do sujeito docente

    Gabriela Pereira da Cunha Lima, Cláudio Lúcio Mendes
    714-735
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0011
  • Política de Avaliação e Programa de Educação Integral no Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco: os limites da centralidade da avaliação nas políticas educacionais

    Katharine Ninive Pinto Silva, Jamerson Antonio de Almeida da Silva
    736-756
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0012
  • Políticas de avaliação na educação básica e seus desdobramentos na disciplina de Arte

    Silvia Sell Duarte Pillotto, Jane Mery Richter Voigt
    757-774
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0013
  • Políticas de avaliações externas: ênfase nas competências cognitivas e socioemocionais

    Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Jane Eire Rigoldi Santos
    775-794
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0014
  • Avaliações no currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental: governo de professores/as e alunos/as e implementação do dispositivo de antecipação da alfabetização

    Maria Carolina da Silva Caldeira, Marlucy Alves Paraíso
    795-811
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0015
  • Avaliação e Currículo na Educação Básica: a especificidade da Educação Infantil

    Maria Nilceia Andrade Vieira, Valdete Côco
    812-831
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0016
  • A avaliação na Educação Infantil: uma análise a partir de relatórios de uma professora

    Gabriela Medeiros Nogueira, Gabriela Ortiz Prado
    832-849
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0017

Resenhas

Demanda Contínua - Artigos

  • Tensões e prioridades no processo de formação continuada do alfabetizador: da concepção à prática de formação

    Simone Manosso Cartaxo, Joana Paulin Romanowski, Pura Lucia Oliver Martins
    861-880
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0020
  • Políticas educacionais para o Ensino Médio: conhecimento ou capacitação?

    Marta Luiza Sfredo, Roberto Rafael Dias da Silva
    881-896
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0021
  • Possibilidades e limites da formação do professor de Arte e da educação artística escolar na perspectiva de humanização

    Maria José Dozza Subtil
    897-916
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0022

Entrevista

  • Interview with Professor Graham Welch / Entrevista com o Professor Graham Welch

    Silvia Sobreira
    917-925
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0023

Resenha