REAPROVEITAMENTO DO RESÍDUO PÓ DE SERRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL. APLICAÇÃO EM ENCHIMENTO DE LAJES PRÉ-FABRICADAS.

Autores

  • Silvia Paula Sossai Altoé Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • João Vitor Pires de Araújo
  • Silvia Paula Sossai Altoé

Resumo

RESUMO: Atualmente a população vem pensando mais sobre a preservação do meio ambiente, e a Engenharia Civil é um dos maiores causadores de problemas ambientais, porém também pode ser uma alternativa para ajudar com certos problemas, como por exemplo a destinação de resíduos indesejáveis. O resíduo abordado neste presente trabalho é o pó de serra, gerado pela indústria moveleira, que utiliza a madeira como matéria-prima, porém não possui alternativas de reutilização dos resíduos resultantes. Será feito o estudo sobre a viabilidade da reciclagem deste material dentro da construção civil, sendo aplicado como uma nova matéria-prima, substituindo o agregado miúdo, levando em conta aspectos como resistência mecânica e térmica, peso e enquadramento nas normas existentes.

Biografia do Autor

Silvia Paula Sossai Altoé, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Engenharia Civil e Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal do Paraná. Doutoranda em Engenhaia de Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos. Professora assistente no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

DANTAS FILHO; Flávio Pedrosa. CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO PARA APLICAÇÃO DO PÓ DE SERRA DA MADEIRA EM ELEMENTOS DE ALVENARIA DE CONCRETO NÃO ESTRUTURAL. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

DOUTOR BLOCO. Serragem substitui materiais da construção civil. Disponível em: http://doutorbloco.com.br/serragem-substitui-materiais-da-construcao-civil/. Acesso em 10 de outubro de 2018.

HILLIG, Éverton et al. Resíduos de madeira da indústria madeireira: caracterização e aproveitamento. In: ENGEP,26° ed., 2006, Fortaleza. Artigos. Fortaleza: Abepro, 2006. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr520346_8192.pdf>. Acesso em: 12 out. 2018.

IPEA. Diagnóstico dos Resíduos Sólidos de Logística Reversa Obrigatória. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/120807_relatorio_residuos_solidos_reversa.pdf. Acesso em 12 de novembro de 2018.

Ministério do Meio Ambiente. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos. Acesso em 10 de novembro de 2018.

Portal Aprendiz. Reciclar serragem pode melhorar construção civil. Disponível em: https://portal.aprendiz.uol.com.br/content/reciclar-serragem-pode-melhorar-construcao-civil. Acesso em 12 de novembro de 2018.

TERRA AMBIENTAL. Obra sustentável: saiba mais sobre a reciclagem dos resíduos da construção civil. Disponível em: https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/obra-sustentavel-saiba-mais-sobre-a-reciclagem-dos-residuos-da-construcao-civil. Acesso em 13 de outubro de 2018.

VARELA, Márcio. Notas de aula - materiais de construção – granulometria. Disponível em: https://docente.ifrn.edu.br/marciovarela/disciplinas/materiais-de-construcao/granulometria-1/granulometria. Acesso em 12 de novembro de 2018.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos