CONSTRUÇÃO ENXUTA: DEFINIÇÃO E APLICAÇÕES NO CANTEIRO DE OBRAS

Autores

  • Maria Gabriela de Lima Alvarenga Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-2296-660X
  • Ramon Silva Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniel Hecht Speranza Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar o método denominado construção enxuta e sua aplicação direta no canteiro de obras, mais especificamente em território brasileiro. Para tanto, faz uma revisão bibliográfica sobre o tema e analisa a aplicação de algumas ferramentas do método da produção enxuta, proveniente da Engenharia de Produção, na construção civil: 5S, Cinco porquês e Diagrama spaguetti. Em seguida, realiza-se um estudo de campo em uma obra de pequeno porte como modo de aplicação prática do referido método. Tendo em vista que o método da construção ainda enfrenta resistências quanto à aplicação na construção civil, o estudo de campo foi realizdo de forma parcial. Isto é, foi analisado somente em uma das atividades realizadas no canteiro, limitando os resultados deste estudo à análise daquela atividade. Mesmo com as destacadas limitações, entende-se que a contribuição prática deste estudo se dá no sentido de comprovar que, se aplicados corretamente, os métodos da produção enxuta podem ser úteis à construção civil. Acredita-se, portanto, que a aplicação prática realizada neste trabalho contribui de forma original para romper os bloqueios culturais existentes na construção civil brasileira e, especialmente, nas obras de menor vulto, realizadas na sua maioria de maneira artesanal.

Biografia do Autor

Maria Gabriela de Lima Alvarenga, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Rio de Janeiro

Engenheira Civil (UERJ-BRA/SWANSEA-UK). Servidora do governo federal (projeto, orçamento e fiscalização de obras públicas). Mestre em Estruturas com ênfase em materiais (UERJ). Docente.

Ramon Silva Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Professor Adjunto na Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2015-2018), Arquiteto do Quadro Permanente da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2004-2015), Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM/RJ (2010-2014), Professor Substituto na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2005/2006) e na Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2000/2002). Possui Doutorado em Arquitetura (UFRJ, 2014), Mestrado em Arquitetura (UFRJ, 2005), Especialização em Desenvolvimento Estratégico do Projeto (UFJF, 2002) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF (2000).

Daniel Hecht Speranza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Engenheiro Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016)

Referências

BARROS, J. Lean Construction e excelência operacional. Iopex, 2014.

BARROS, J. IOpEX. Acesso em 25 de setembro de 1015, disponível em http://www.instituteopexbrasil.org

CABRINI, S.L.; MAESTRELLI, N.C.; VANALLE, R.M. Preparação da produção – Um modelo para processos de produção baseado na cultura Kaizen. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 1998.

CLARKSON OGLESBY, H. P. Productivity Improvement in Construction. McGraw-Hill, 1989.

FORMOSO, C.T., Identification, analysis and dissemination of information on near misses: A case study in the construction industry, Elsevier, 2015.

KOSKELA, L. Application of the new production philosophy to construction, 1992.

LIKER, J. K. O modelo Toyota. Bookman, 2005.

OHNO, T. Toyota Production System: Beyond Large-Scale Production. Taylor e Francis, 1988.

SHINGO, S. O Sistema Toyota de Produção do ponto de vista da Engenharia de Produção (2ª edição ed.) Artmed, 1996.

WOMACK, J. P., & Jones, D. T. Lean Thinking, Campus, 2003.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos