ANÁLISE NUMÉRICA ELASTOPLÁSTICA DA PERDA DE RESISTÊNCIA AO COLAPSO EM UM TUBO DE REVESTIMENTO SUBMETIDO A DESGASTE

Autores

  • Gustavo Teixeira Silva Laboratório de Computação Científica e Visualização - LCCV Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Eduardo Toledo Lima Junior Laboratório de Computação Científica e Visualização - LCCV Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Lucas Pereira Gouveia Laboratório de Computação Científica e Visualização - LCCV Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Resumo

O desgaste mecânico interno de revestimentos em poços do petróleo é pertinente aos processos de perfuração, acontecendo devido ao atrito da coluna de perfuração rotativa com o tubo de revestimento. Esse tipo de evento pode levar a diminuição considerável da resistência, aumentando o risco de falha por colapso dos tubulares. O problema é mais acentuado em poços profundos e direcionais, pois o peso da coluna sobre a broca é maior, levando a grandes desvios do poço e acentuadas flexões, provocando cargas laterais elevadas. Modelos de previsão da resistência ao colapso de tubos não desgastados podem ser encontrados na norma API/TR 5C3 (2008), já para ensaios com tubos desgastados utiliza-se a norma API 7CW (2015). Para resolução de problemas de engenharia é comum o uso do Método dos Elementos Finitos (MEF), que é capaz de fornecer respostas com boa precisão em problemas de mecânica estrutural, a um custo computacional adequado, especialmente em problemas bidimensionais. Propõe-se uma análise paramétrica da resistência ao colapso de um tubo de grau de aço T-95, variando-se os níveis de desgaste entre 3% e 18%. O modelo numérico é validado para o tubo perfeito, e aplicado ao estudo de redução das resistências em função dos níveis de desgaste. Admite-se um modelo elastoplástico bilinear para o aço. Os níveis de tensão no tubo são verificados no início do escoamento e na iminência de ruptura por tração. Observa-se um decaimento não linear da resistência ao colapso em função dos níveis crescentes de desgaste, nas duas condições analisadas.

Referências

AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE. API 7CW. Casing wear tests. 1 ed. Washington D.C., 2015.

AMERICAN PETROLEUM INSTITUTE. API/TR 5C3. Technical report on equations and calculations for casing, tubing, and line pipe used as casing or tubing. 1 ed. Washington, D.C., 2008.

BOURGOYNE, A. T.; MILLHEIM, K. K.; CHENEVERT, M. E.; YOUNG, F.S. Applied drilling engineering. Richardson: Society of Petroleum. 1991.

MOREIRA JUNIOR, N. Análise experimental e numérica da resistência ao colapso dos tubos de revestimentos sob desgaste interno. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Reservatório e de Exploração) – LENEP/CCT/UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Macaé. 2012.

TIMOSHENKO, S.; GERE, J. M. Theory of elastic stability. 2. ed. New York: McGraw Hill, p. 222-224, 1936.

KURIYAMA, Y. et al. Effect of wear and bending on casing collapse strength. Society of Petroleum Engineers, 1992.

SAKAKIBARA, N.; KYRIAKIDES, S.; CORONA, E. Collapse of partially corroded or worn pipe under external pressure. International Journal of Mechanical Sciences, v. 50, n. 12, p. 1586-1597, 2008.

SAMUEL, R. et al. Solving the Casing Wear Puzzle Using Stiff String Model. Society of Petroleum Engineers, 2016.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos