VERIFICAÇÃO DE REPETIBILIDADE E REPRODUTIBILIDADE DO SISTEMA NORMATIZADO DE ENSAIOS PERTENCENTE AO PROGRAMA SETORIAL DA QUALIDADE DE TINTAS

Autores

  • Vanessa Somará Martinhago Departamento de Engenharia Química - Faculdade Satc
  • Débora De Pellegrin Campos Departamento de Engenharia Química - Faculdade Satc
  • Davi Colombro Gonçalves Departamento de Engenharia Química - Faculdade Satc
  • Rosita Manoel Luciano Empresa Resicolor
  • Aline Resmini Melo Departamento de Engenharia Química - Faculdade Satc

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo verificar a qualidade dos ensaios laboratoriais de uma Empresa de Tinta Imobiliária, pertencente ao Programa Setorial da Qualidade, avaliando o seu sistema de medição por meio dos ensaios de: determinação da resistência a abrasão úmida com pasta abrasiva; determinação do poder de cobertura de tinta seca; determinação do poder de cobertura de tinta úmida e determinação da massa específica de tintas para edificação não industriais. O estudo consiste em analisar três lotes de amostras diferentes da Tinta Acrílica Premium Branca através dos testes nos quais são realizados por três operadores diferentes, com isso, conferindo a capacidade de desempenho dos laboratoristas por meio da comprovação da repetibilidade e reprodutibilidade proporcionados pela análise estatística de tratamento de dados, escore Z e t-Student. O trabalho realizado permitiu indicar a satisfação dos resultados das análises por meio de escore Z, demonstrando a repetibilidade das variações das medições efetuadas pelo mesmo operador e nas mesmas condições. Os resultados de t-Student apontaram a falta de reprodutibilidade entre os operadores no teste de determinação da resistência a abrasão úmida com pasta abrasiva. Dessa forma, formalizando as falhas existentes causadas pela operação humana podendo ser desencadeada por uma série de procedimentos inadequados tais como o manuseio impróprio do equipamento e material, interpretação de dados e análise dos resultados e execução dos ensaios evidenciando a necessidade de treinamento técnico.

Referências

ABNT. NBR 14940: Determinação da Resistência a Abrasão Úmida. 2015. 5 p.

ABNT. NBR 14942: Determinação do Poder de Cobertura de Tinta Seca. 2016. 8 p.

ABNT. NBR 14943: Determinação do Poder de Cobertura de Tinta Úmida. 2003. 10 p.

ABNT. NBR 15382: Determinação da Massa Específica de Tintas para Edificação Não Industriais. 2017. 3 p.

ALBANO, F.M.; RODRIGUES, M. & ALBANO, J.F. Garantia da qualidade analítica através de programas de comparação interlaboratorial. Universidad de la República, Salto, 7 f, 2007.

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando SPSS. 2ª. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GLANTZ, S.A. Primer of biostatistics. 7ª ed. New York: McGraw-Hill, 2012. ISBN: 978-0-07-179440-4.

GOMES, F.P. Curso de estatística experimental. 13ª ed. Piracicaba: Nobel, 1990.

GRANATO, D. & NUNES, D.S. Análises químicas, propriedades funcionais e controle da qualidade de alimentos e bebidas: uma abordagem teórico-prática. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. ISBN 978-85-352-8357-0.

IPT. Programa interlaboratorial para ensaios em chapas de papelão ondulado – Ciclo 2015. São Paulo: CT-Floresta, 2014.

JUNIOR, R.P.; CASTRO, M.C.A. & COSTA, A.A. Desenvolvimento de correlação para estimativa da taxa de geração per capita de resíduos sólidos urbanos no estado de São Paulo: influências da população, renda per capita e consumo de energia elétrica. Rio de Janeiro, Scielo, v. 23, n. 2, p. 415-424, 2018. ISSN 1809-4457.

LOPES, A.C.B.; LEINIOSKI, A.C.L. & CECCON, L. Testes t para comparação de médias de dois grupos independentes. Universidade Federal do Paraná, 2015.

MENESES, A. & MARIANO, F. Noções de estatística para concursos. Rio de Janeiro, Elsevier, 2010.

OLIVEIRA, F.M. Controle de qualidade. Labwin Ltda. p. 13-24, 2006. Disponível em: . Acesso em: 16 abr. 2018.

OLIVEIRA, C.B. & MOTTA, S. Pesquisa de marketing. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

PRADO, P.P.L. Probabilidade, inferência estatística e testes utilizando MATLAB e excel. São Paulo: Senai-SP Editora, 2014.

SILVA, M.R. Programa de comparação interlaboratorial: uma ferramenta para a garantia de qualidade analítica entre laboratórios. 2008. 50f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Engenharia de Produção, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

TESIS. Programa setorial da qualidade de tintas imobiliárias: Resumo executivo do relatório setorial n°059. 2018.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos