AVALIAÇÃO DE TRAÇADOS DE REDE DE ABASTECIMENTO COM AUXÍLIO DE PLANILHA ELETRÔNICA E EPANET

Autores

  • Vinicius de Oliveira Ribeiro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS
  • Flávia Maria Fogaça Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar quali-quantitativamente o projeto de uma rede malhada fictícia de água, elaborado por acadêmicos, através do método de Hardy-Cross, com auxílio de planilha eletrônica, bem como dimensionamento auxiliado pelo software de simulação hidráulica, EPANET Brasil, e seu módulo de dimensionamento otimizado (Lenhsnet), defrontando-os com o projeto concebido por projetista com larga experiência na área de saneamento. Como resultados, os traçados dos acadêmicos em planilha eletrônica se mostraram, em média, com valores de instalação superiores ao proposto por Tsutiya (2006). O dimensionamento com auxílio do software, adequadamente utilizado por projetista com pouca experiência, atingiu as soluções mais econômicas sob os itens avaliados, tanto tendo como os parâmetros de projeto os dados propostos por Tsutiya (2006), quanto com os preconizados pela ABNT/NBR 12218/1994.

Biografia do Autor

Vinicius de Oliveira Ribeiro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS

Prof. Adjunto

Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária

Flávia Maria Fogaça, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Engenheira Ambiental

Divisão de Infra-Estrutura

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10570: Tubos e conexões de PVC rígido com junta elástica para coletor predial e sistema condominial de esgoto sanitário – Tipos e dimensões. ABNT, 1988.

______ . NBR 7663: Tubo de ferro fundido dúctil centrifugado, para canalizações sob pressão - Especificação. ABNT, 1991.

______ . NBR 12218: Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público. ABNT, 1994.

AZEVEDO NETTO, J. M.; ARAUJO, R.; FERNANDEZ, M. F. Y; ITO, A. E. Manual de hidráulica. 8. ed. São Paulo - Bluchet, 1998.

BEZERRA, S. T. M.; GOMES, H. P.; SANTOS, D. S.; SILVA, J. S. O. P.; MONTENEGRO, L. L. B. Otimização Econômica para a Reabilitação de Rede de Distribuição, Considerando a Instalação de Boosters. VI SEREA – Seminário Iberoamericano sobre Sistemas de Abastecimento Urbano de Água. João Pessoa, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 2914, de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Brasília, 2011.

CAIXA. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. SINAPI-WEB: O que é SINAPI ?. 2017. Disponível em: <http://www1.caixa.gov.br/gov/gov_social/municipal/assistencia_tecnica/produtos/repasses/mobilidade_urbana/pre_contratual/sinapi.asp>. Acesso em abr. 2018.

JUSTINO, J. D.; NOGUEIRA, E. Estudo e análise de um sistema de distribuição de água: aplicação do método de Hardy Cross utilizando a equação universal de Darcy-Weisbach e o método de Hazen-Williams. Cadernos UniFOA, v.22, 2013. p.25-35. Disponível em: <http://web.unifoa.edu.br/cadernos/edicao/22/25-35.pdf>. Acesso em set. 2018.

LENHS, Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento. Epanet: LENHSNET. Disponível em: <http://www.lenhs.ct.ufpb.br/?page_id=144>. Acesso em jul. 2018.

______. Epanet. Disponível em: <http://www.lenhs.ct.ufpb.br/?page_id=32>. Acesso em abr. 2018.

MAIA JUNIOR, J. V. F. Comparação de métodos de dimensionamento em redes de distribuição de água. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2012.

PORTO, R. de M. Hidráulica Básica. 4. ed. São Carlos: EESC-USP, 2006.

SANESUL, Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul. Boletim de Preços Janeiro/2017 com desoneração. Gerência de projetos - Setor de Orçamentos da SANESUL, 2017.

SAINT-GOBAIN. Linha de Adução de água. Catálogo, 2006. Disponível em: <http://files.negociol.com/1257_aguaport.pdf>. Acesso em jun. 2018.

SINAPI, Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. PCI.817.01 – Custo de Composição Sintético, Versão 00. 2017.

TSUTIYA, M. T. Abastecimento de água. 3. ed. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Edição

Seção

Artigos