TIC’S NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DO SETOR ARQUITETURA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO

Autores

  • SIMONE do Amaral CASSILHA PUC PR

Resumo

Os projetos do setor AEC são complexos por envolverem diversos profissionais e produzem centenas de documentos relacionados; esse processo, entretanto, pode ser melhorado. Neste trabalho é apresentado um diagnóstico de utilização de variáveis relacionadas à tecnologia da informação e comunicação (que poderiam colaborar para a inovação no desenvolvimento de projetos), definidos a partir de estudos desenvolvidos pelos órgãos FIEP e FIRJAN. Foram coletados dados de 114 empresas de projeto do setor de AEC localizadas na cidade de Curitiba / PR e região metropolitana. Por meio do levantamento de 15 variáveis estabelecidas, os dados foram analisados por técnicas estatísticas multivariadas. Agrupados em três segmentos de negócios diferentes, os resultados demostram que o setor é caracterizado pelo uso incipiente de tecnologias disponíveis com um pequeno impacto no desenvolvimento do projeto.

Biografia do Autor

SIMONE do Amaral CASSILHA, PUC PR

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (UTFPR) e Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUC-PR). Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, é também Arquiteta-sócia da empresa NORTE - Planejamento Arquitetônico e Territorial, com atuação nos seguintes temas: Planejamento e Gerenciamento de projetos arquitetônicos, Estudos de impacto de vizinhança, Geração de trafego e Planejamento urbano. Atualmente está envolvida em estudos na área de inovação na graduação, com a implantação de matriz por competências.

Referências

ANGULO, Sérgio Cirelli. Desenvolvimento de novos mercados para a reciclagem massiva de RCD. Seminário de Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem na Construção Civil, 2002a. São Paulo. Proceedings. São Paulo: IBRACON/IPEN, p. 293-307, 2002.

BORGES, Carlos A. de Moraes & SABBATINI, Fernando H. O Conceito de desempenho de edificações e a sua importância para o setor da construção civil no Brasil. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, 2008.

BRITO, L. A. Utilização de Entulho de Construção Civil como Agregado Graúdo para a Confecção de novos Concretos. Anais do IV Seminário Desenvolvimento Sustentável e a Reciclagem na Construção Civil: Materiais Reciclados e suas Aplicações, São Paulo, p. 203-214, 2001.

DEGANI, Clarice Menezes & CARDOSO, Francisco Ferreira. A sustentabilidade ao longo do ciclo de vida de edifícios: a importância da etapa de projeto arquitetônico. São Paulo: Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, 2002.

FABRICIO, M. M. & MELHADO, S. B. Desafios para integração do processo de projeto na construção de edifícios. Workshop Nacional Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios. EESC – USP. São Carlos, 2001.

FABRICIO, M. M. Projeto simultâneo na construção de edifícios. Tese (doutorado em Engenharia). Universidade de São Paulo. São Paulo, 2002.

FERREIRA, Rita Cristina. Uso do CAD 3D na compatibilização espacial em projetos de produção de vedações verticais em edificações. 2007. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

FIRJAN. Relatório Técnico Estudo de Tendências Tecnológicas na Indústria da Construção Civil no Segmento de Edificações – Rio de Janeiro: FIRJAN/RJ, 2013.

FORMOSO, Carlos Torres. Plano estratégico para ciência, tecnologia e inovação na área de tecnologia do ambiente construído com ênfase na construção habitacional. Porto Alegre: Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2002.

KOSKELA, L. DAVE, B.; KUBLER, S.; PIKAS, E.; HOLMSTRÖM, J.; SINGH, V. & FRÄMLING, K. Intelligent Products: Shifting the Production Control Logic in Construction (With Lean and BIM). Proceedings of the 23rd Annual Conference of the International Group for Lean Construction. Perth. Austrália, 2015.

MANZIONE, Leonardo &MELHADO, Silvio Burrattino. Why is design delivery always behind schedule? A critical review of the design planning techniques adopted for real estate projects in São Paulo-Brazil.

MAY, Simone. Estudo da viabilidade do aproveitamento de água de chuva para consumo não potável em edificações. 2004. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

MELHADO, Silvio Burrattino. Gestão, cooperação e integração para um novo modelo voltado à qualidade do processo de projeto na construção de edifícios. São Paulo, v. 235, 2006

PAULA, Nathália de. A gestão de empresas de projeto e a sustentabilidade ambiental de edificações. 2016. Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. doi:10.11606/T.3.2016.tde-01072016-113416. Acesso em: 2017-10-13

RUSCHEL, Regina Coeli; DE ANDRADE, Max Lira Veras Xavier & DE MORAIS, Marcelo. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? CEP, v. 13083, p. 852, 2013.

SALGADO, Mônica Santos; CHATELET, Alain & FERNANDEZ, Pierre. Produção de edificações sustentáveis: desafios e alternativas. Ambiente Construído, v. 12, n. 4, p. 81-99, 2012.

SAMARTINI, A. L. S. Comparação Entre Métodos de Mensuração da Importância de Atributos em Produtos e Serviços. São Paulo: GV Pesquisa, 2006.

SCHEER, S.; ITO, A. L. Y.; AYRES Filho, C.; AZUMA, F. & BEBER, M. Impactos do uso do sistema CAD geométrico e do uso do sistema CAD-BIM no processo de projeto em escritórios de arquitetura. In: Anais do VII Workshop Nacional de Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios. Curitiba, 2007.

SENAI. Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense: Roadmapping da Construção Civil 2020 – Curitiba: SENAI/PR, 2011.

SOUZA, Flavia R. & MELHADO, Silvio Burratino. A importância do sistema de informação para a gestão das empresas de projeto. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 3, n. 1, p. 121-139, 2008.

Downloads

Publicado

2020-01-12

Edição

Seção

Artigos