DIMENSIONAMENTO ECONÔMICO DE CONDUTORES APLICADOS A INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM BAIXA TENSÃO: UM ESTUDO DE CASOS

Autores

  • Ciro Campos Chaves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR.

Resumo

A eficiência energética é um tópico que tem sido amplamente discutido tanto na comunidade científica quanto na sociedade em geral. As diversas técnicas relacionadas à eficiência energética, como o uso de iluminação e ventilação natural, aquecimento solar de água, entre outras, são o dimensionamento econômico de condutores, discutido no Brasil pela NBR 15920. Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo de caso. serão comparados os condutores técnicos de dimensionamento, ditados pela NBR 5410, e o dimensionamento econômico dos condutores da NBR 15920, a fim de verificar a viabilidade da técnica de dimensionamento econômico frente à técnica tradicional. Os resultados serão comparados com base em cálculos de engenharia financeira, como o valor presente líquido e o cálculo do retorno sobre investimento ou retorno financeiro.

Biografia do Autor

Ciro Campos Chaves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR.

Professor lotado no Departamento de Ciências Exatas e Naturais da UESB, Área de Matemática. Membro do NDE do curso de Engenharia Elétrica pela FAINOR, professor membro dos colegiados dos cursos de Engenharias Elétrica, Computação e Civil.

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Instalações elétricas em baixa tensão: NBR 5410. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. 128 p.

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Cálculo da corrente nominal – condições de operação – otimização econômica das seções de cabos de potência. NBR IEC 60287-3-2. Rio de Janeiro: ABNT, 2009. 28 p.

AUTOR. Revista Lumiére Eletric. COOBE: Um evento voltado para a eficiência energética. Edição 147, página 86, 2010.

BORNE, Lucas Silva. Eficiência energética em instalações elétricas. 2010. 102 p. Monografia – (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.

Cabos elétricos Prysmian. Disponível em: . Acesso em: 30 de Abr de 2019.

CATÁLOGO ITAIM. Disponível em: . Acesso em: 30 de Abr de 2018.

COSTA, André de Souza. Eficiência energética em iluminação de ambientes, em uma instituição de ensino. 2007. 156 p. Dissertação (Mestrado em tecnologia) – Universidade Tecnológica do Paraná, Paraná.

COTRIM, Ademaro. Instalações Elétricas. 5 ed. São Paulo: Pearson Pretience Hall, 2009.

DANIEL, Eduardo. A segurança e eficiência energética nas instalações elétricas prediais: Um modelo de avaliação. 2010. 114 p. Dissertação (Mestrado em energia) – Universidade de São Paulo, São Paulo.

PROCEL edifica. Eficiência energética em edificações no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 20 de Abr de 2019.

MORENO, Hilton. Dimensionamento econômico de condutores elétricos: um caminho para economizar energia. PROCOBRE. Instituto Brasileiro de Cobre. 3 ed. São Paulo: 2003.

Downloads

Publicado

2020-01-12

Edição

Seção

Artigos