APLICAÇÃO DE IMPERMEABILIZANTES FEITOS DE REJEITOS DE EPS COM PROPRIEDADES FUNGICIDAS EM TELHAS CERÂMICAS

Autores

  • Manuela Nasciutti Gontijo Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - Uniplan

Resumo

Neste trabalho objetivou-se identificar um novo material a ser
aplicado em materiais da construção civil de forma prática, econômica e eficiente, proporcionando uma redução da permeabilidade das superfícies de telhas cerâmicas, reduzindo assim a degradação dessas superfícies e introduzindo a esse material propriedades fungicidas. De forma geral:  a) desenvolver um material que não modifique o aspecto visual das telhas cerâmicas; b) obter uma nova tecnologia utilizando polímeros reciclados, afim de contribuir com a humanidade a respeito do meio ambiente. Atualmente o poliestireno expandido (EPS) tem larga utilização na indústria, é um material que apresenta características importantes como baixa absorção de água, é inócuo, ou seja, não constitui substrato para a proliferação de microorganismos e é resistente ao envelhecimento. Porém seu descarte pode ser nocivo ao meio ambiente. A reciclagem é limitada e existe a necessidade de se desenvolver novas aplicações para estes rejeitos. A pesquisa foi desenvolvida utilizando-se corpos de prova de telhas cerâmicas. O tratamento, visando à diminuição da permeabilidade, foi realizado pela imersão desses corpos de prova em três soluções distintas de EPS diluído em Acetato de Etila, preparadas em laboratório. Foram preparadas três soluções de impermeabilizantes na proporção de 12%, 16% e 20% p/v no solvente. Ao melhor impermeabilizante produzido dentre essas três soluções, preparou-se três impermeabilizantes fungicidas cúpricos na proporção de 0,04 a 0,5% p/v de cobre(II) na solução do impermeabilizante. Foi avaliada a eficiência do tratamento na redução da permeabilidade das telhas cerâmicas tomando-se como referência a norma NBR 8492:2012. Foram realizados ensaios de absorção de água, verificação da absorbância em Espectrofotometria na região do UV-Visível, ensaio térmico de Análise Termogravimétrica e crescimento biológico na superfície dos corpos tratados e não tratados. Os resultados foram promissores mostrando uma redução significativa da permeabilidade à água, e também diminuição da proliferação de fungos na superfície das telhas cerâmicas tratadas com o impermeabilizante produzido por rejeitos de EPS.

Biografia do Autor

Manuela Nasciutti Gontijo, Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - Uniplan

Graduada em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestra em Química Inorgânica (Ambiental) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Tem experiência na área de Educação em Química. Na UFMG, desenvolveu uma linha de pesquisa com o grupo de Tecnologia Ambiental com ênfase nos seguintes temas: Química ambiental, reutilização, reciclagem, pneu, compósitos magnéticos, degradação oxidativa de compostos orgânicos. Atualmente é docente e coordenadora do curso de Engenharia Básico do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal.

Referências

ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7973. Determinação de absorção de água, Método de ensaio.

ABRAPEX. Associação Brasileira de Poliestireno Expandido:

Informações gerais. Disponível em: . (acesso em 02 de outubro de 2018).

AMIANTI, M.I., BOTARO, V.R., Uso e Aplicação do Poliestireno Expandido (EPS) Reciclado para Impermeabilização por Impregnação de Superfícies de Concreto

Pré-fabricado, UFOP, 2008.

ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO POLIESTIRENO EXPANDIDO-ACEPE. Disponível em http://www. acepe.pt. (acesso em 02 de outubro de 2018).

BEELDENS, A.; MONTENY, L.; VINCKE, E.; DE BELIE, N.; GEMERT, D. VAN; TAERWE, L. e VERSTRAETE, W. Resistance to Biogenic Sulphuric Acid Corrosion of Polymer-Modified Mortars. Cement and Concrete Composites, Vol. 23, 47-56, 2001.

BEER, F. P. Resistência dos Materiais. São Paulo: Pearson Educativos do Brasil LTDA, 1995.

BORSOI, C. Compósitos de poliestireno e poliestireno expandido

reciclado reforçado com fibras de curauá: Propriedades e degradação. Tese de

Mestrado, Universidade de Caxias do Sul, 2013.

BRITO, Jorge de, “Drenagem e Impermeabilização de Coberturas Inclinadas”, IST, Lisboa, 2001.

BRITO, Jorge de, “Coberturas em Telha Não Cerâmica”, IST, Lisboa, 2001.

CALLISTER, WILLIAN D. JR. Ciência e Engenharia de Materiais:Uma Introdução. Rio de Janeiro: Editora LTC-Livros Técnicos e Científicos S.A., 2002. 01 volume.

CASTRO, M. R., LAGO, R.M., Reciclagem de poliestireno via funcionalização e via obtenção de um impermeabilizante de usos múltiplos, UFMG, 2004.

COSTA, RODRIGO MOYSÉS. Estudo da Durabilidade das Estruturas de Concreto Armado. Dissertação de Mestrado. UFMG Departamento de Engenharia e Estruturas, Belo Horizonte, MG, 1999.

FREITAS, F.E.; FIGUEIREDO, T.D.; CARDOSO, V.C. Construção e Montagem: Método Construtivo. Disponível em: http://pmkb.com.br/artigo/construcao-e-montagem-metodo-construtivo/ - (Acesso em 01 de novembro de 2018).

GAYLARDE, CC; MORTON, LHG. Int. Biodeterioration Biodegradation, University of Central Lancashire, Preston, Lancashire , 2011.

GONZAGA, L. Novas Tendências na Construção Civil – O EPS entra em cena (ISOPOR). Artigos Técnicos. Equipe de redação Porta Metálica – Lia Gonzaga. Disponível em: http://www.metalica.com.br/pg_dinamica/bin/pg_dinamica.php. (Acesso em 01 de novembro de 2018).

GUIMARÃES, K. L. M. et al. O uso de polímeros em mobiliário:

Classificação dos principais tipos para aplicações em cadeiras. Blucher

Designer Proceedings, 4, 2163-2170. (2014).

HARRIES, D., Análise Química Quantitativa, 4th Ed., Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, Brasil, 2000.

MIRANDA CORRÊA – Empreendimentos – Disponível em http://www.mirandacorrea.com.br/page/empresa - acesso em 12 de outubro de 2018.

MONTENEGRO, RICARDO SÁ PEIXOTO & SERFATY, MOYSÉS ELIAS. Aspectos Gerais do Poliestireno. BNDES. Disponível em http://www.bndes.gov.br. (acesso em 28 de setembro de 2018).

PAVANELLI, L. Vantagens e desvantagens de telhas cerâmicas- Reforma fácil.

Disponível em: <http://reformafacil.com.br/produtos/coberturas-e-telhados/telhas-deceramica-vantagens-e-desvantagens/

PAVIA, D. L., LAMPMAN, G. M., KRIZ, G. S., VYVYAN, J. R.

Introdução à espectroscopia. Cengage, São Paulo. 716p. (2010).

SANTOS, M. S., Lima, O. J., Nassar, E. J., Ciuffi, K. J., Calef, P. S.

Estudo das condições de estocagem do bagaço de cana-de-açucar por análise

térmica. Química Nova, 34, 507-511. (2011).

SANTOS, Zora Ionara Gama dos – Tecnologia dos materiais não metálicos – 1 ed. São Paulo: Érica, 2014.

SCHLEMMER, D; SALES, M.J.A. Preparação, Caracterização e Degradação de Blendas PS/TPS Usando Glicerol e Óleo de Buriti como Plastificantes. Revista Polímeros, vol. 20, p.6-13, 2010.

SILVA, J.M. – Alvenarias não estruturais patologias e estratégias de reabilitação - Seminário sobre Paredes de Alvenaria, P.B. Lourenço & H. Sousa (Eds.), Porto, 2002.

SOUZA, VICENTE CUSTÓDIO MOREIRA DE & RIPPER, THOMAZ. Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto. São Paulo: Editora PINI, 01 volume. 1998.

SPADER, R. Z. Introdução de novos materiais em massas de telhas cerâmicas.

Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma, 2009. Disponível em

<http://www.bib.unesc.net/biblioteca/sumario/000040/000040CF.pdf

VAN VLACK, L. H. Princípios de ciência e tecnologia dos materiais. 4. ed. Rio

de Janeiro: Campus, 1994.

V. G. Grassi, M. M. C. Forte, M. F. Dal Pizzol, Polímeros: Ciência e Tecnologia, vol. 11, nº 3, p. 158-168, 2001.

VOGEL, Análise Química Quantitativa, LTC, Rio de Janeiro, 6 ed, 2011.

WYPYCH, G. Handbook of polymers, 2 ed. Toronto, 2016.

Downloads

Publicado

2019-09-16

Edição

Seção

Artigos