ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE DESLOCAMENTOS PRESCRITOS NO PILAR PERIFÉRICO DE UM PÓRTICO PARA CONDIÇÃO DE APOIO SIMPLES E ENGASTADO

Autores

  • Thiago Cunha da Silva

Resumo

Este artigo estuda os efeitos de deslocamentos prescritos em um pórtico de três pavimentos para as condições de apoio simples e engastado, além de realizar uma breve análise sobre os aspectos da interação solo-estrutura. O estudo consiste em, para um mesmo pórtico, aplicar deslocamentos prescritos no sentido negativo do eixo em um dos pilares extremos e comparar os resultados obtidos para a condição de apoio simples e engastado. Foi observado que com o aumento do recalque no pilar extremo ocorre a redistribuição das solicitações amplificando de maneira significativa a compressão do pilar interno, além do incremento expressivo do momento negativo do apoio central das vigas do pórtico. Os resultados obtidos neste estudo estão de acordo com os observados em outros autores.

Referências

CAVALCANTI, C. S; GUMÃO, A. D; SUKAR, S. F. Estudo da Interação Solo-Estrutura em um edifício com Patologias de Fundações na Região Metropolitana do Recife. Revista de engenharia e pesquisa aplicada, volume 2, número 1, 2016.

DANZIGER, B; CARVALHO, E; COSTA, R, DANZIGER, F. Estudo de Caso de Obra com Análise da Interação Solo Estrutura. Engenharia Civil UM, número 23, 2005

IMMICH, T; KLAMT, R; SILVA, L. Análise Comparativa Do Comportamento Estrutural De Uma Edificação Através De Modelos Computacionais Com A Consideração Da Interação Solo-Estrutura. GEDECON, V.4, n.2, 2016.

Institution of Structural Engineers. Soil-structure interaction. The real behaviour of structures. Institution of Structural Engineers. v. 63, ed. 2, 120 pp. 1989.

MOTA, M. Interação solo-estrutura em edifícios com fundação profunda. Tese de doutorado UFSC, 2009.

PAVAN, R. C; COSTELLA, M. F; GUARNIERI, G. Interação solo-estrutura para sistemas estruturais reticulados sobre fundações rasas. Revista IBRACON de estruturas e materiais, volume 7, número 2, abril 2014.

ROSA, L; DANZIGER, B; CARVALHO, E. Contribuição das alvenarias na interação solo-estrutura através do estudo de um caso envolvendo danos estruturais. REM - Revista Escola de Minas, 2012.

SOUZA, R; REIS, J. Interação solo-estrutura para edifícios sobre fundações rasas. Acta Scientiarum. Technology, Volume 30, número 2, 2008.

Downloads

Publicado

2019-09-22

Edição

Seção

Artigos