UM MODELO PARA IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO EM PEQUENAS E MÉDIAS INDÚSTRIAS

Autores

  • Fabio Alves Barbosa Universidade Federal da Grande Dourados
  • Walter Roberto Hernández Vergara Universidad Nacional de Ingenieria - UNI - PERU Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) http://orcid.org/0000-0002-5871-858X
  • Juliana Suemi Yamanari Universidade de São Paulo
  • Keylla Barboza Santos Universidade Federal da Grande Dourados
  • Lauro Kenji Oshiro Brasílio de Araujo Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

A pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de referência para auxiliar a implementação estruturada de sistema da qualidade baseado no Controle Estatístico do Processo/CEP em pequenas e médias indústrias. O estudo é de natureza bibliográfica, documental, exploratória e descritiva. Os principais benefícios associados ao modelo são a sua contribuição para aperfeiçoar o atendimento dos requisitos do cliente, melhorar produtos/processos e consolidar a cultura da qualidade instrumental, favorecendo o desempenho do sistema de produção industrial como um todo, desde o recebimento de materiais, passando por toda a cadeia de operações produtivas, até a disponibilização dos produtos acabados aos consumidores finais. Nesse sentido, o principal resultado obtido foi um modelo referencial composto por dois grandes conjuntos de atividades orientativas do processo sustentável de implantação passo a passo de sistema de qualidade alicerçado inicialmente na estruturação das principais áreas funcionais industriais para, posteriormente, consolidar procedimentos, ferramentas, técnicas e métodos amplamente associados ao CEP.

Biografia do Autor

Walter Roberto Hernández Vergara, Universidad Nacional de Ingenieria - UNI - PERU Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Engenheiro Industrial formado pela Universidad Nacional de Ingenieria (Lima-Perú), ano 1977. Especialização em Economia - Métodos Quantitativos da Economia, Convênio entre a Universidad Nacional Maior de San Marcos (Lima - Peru), Instituto Nacional de Estatística (Lima - Peru) e o CIENES (Chile), ano 1985. Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em ciências cognitivas, inteligência artificial e ergonomia (UFSC), ano 1989 1990. Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ano 1991-1995. Aperfeiçoamento em Ergonomia e Inteligência Artificial no Conservatoire de Arts et Metiers (Paris-França) e no Institute for Systems Engineering and Informatics (ISPRA) - Commission of the European Communities, Varesse, Itália, ano 1992.

Downloads

Publicado

2020-01-12

Edição

Seção

Artigos