ASPECTOS ACERCA DO TRATAMENTO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO EM UMA ETA DO SERVIÇO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO DA CIDADE DE OURO PRETO/MG

Autores

Resumo

O presente trabalho é resultado de um projeto de acompanhamento, participação e vivência profissional realizado como requisito obrigatório da disciplina de estágio curricular supervisionado para obtenção do grau de bacharel em química industrial pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG). A unidade industrial estudada foi a Estação de Tratamento de Água do Itacolomi (ETA─Itacolomi), no município de Ouro Preto/MG, pertencente ao Serviço Municipal de Água e Esgoto da cidade, o SEMAE─OP. O trabalho desenvolvido neste projeto de estágio curricular supervisionado teve como objetivo geral possibilitar o acompanhamento completo do processo industrial de tratamento de água convencional realizado na ETA em questão, buscando a compreensão plena da importância do tratamento de água e correlacionando o conhecimento prático vivenciado aos ensinamentos teóricos assimilados previamente na universidade. Os resultados obtidos nas atividades de estágio revelaram uma considerável eficiência no processo de tratamento de água desta unidade de produção, a qual oferecia um produto de qualidade satisfatória aos consumidores finais. Contudo, foi observado um consumo médio per capita elevado, o qual se deve em parte a não existência de sistema de hidrometração estabelecido no perímetro urbano da cidade. Finalmente foi possível concluir também que o trabalho na ETA, adicionado ao contato com os diferentes profissionais das áreas visitadas foi fundamental na compreensão dos procedimentos de tratamento de água como um todo, além de ter proporcionado uma boa familiarização com o ambiente de trabalho e com as atividades pertinentes ao dia a dia do químico que atua neste ramo da profissão.

Biografia do Autor

Agmar José de Jesus Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Químico Industrial (UFOP), Mestre e Doutor em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Coppe/UFRJ). Atua preferencialmente nas áreas de polímeros e aplicações, processamento de polímeros, ciência e engenharia de materiais, química, química industrial e ensino de química.

Referências

BARBOSA, C.C. Avaliação da qualidade de água do sistema Itacolomi em Ouro Preto/MG. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da UFOP. Ouro Preto, MG, 2003.

BARBOSA, C.C., CASTRO, M.C.F.M. & GUARDA, V.L.M. Parasitoses intestinais e qualidade sanitária da água potável distribuída no Sistema Itacolomi, no distrito de Ouro Preto (MG). Além dos Muros da Universidade (ALEMUR) – Revista da Cátedra AMDE. Vol. 2, n. 2, pp. 118–125, 2017.

CARVALHO, C.F., FERREIRA, A.D. & STAPELFELDT, F. Qualidade das águas do ribeirão Ubá ─ MG. Revista da Escola de Minas (REM). Vol. 57, n. 3, pp. 165–172, 2004.

DI BERNARDO, L. Métodos e técnicas de tratamento de água. Rio de Janeiro: ABES, Vols. I e II, 1993.

FONSECA, A. & FILHO, J.F.P. Um esquecido marco do saneamento no Brasil: o sistema de águas e esgotos de Ouro Preto (1887–1890). História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Vol. 17, n. 1, pp. 51–56, 2010.

GAUTO, M.A. & ROSA, G.R. Processos e operações unitárias da indústria química. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em:

ibge.gov.br/brasil/mg/ouro-preto/panorama>. Acessado em 22 de agosto de 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET). Disponível em:<http://www.inmet.gov.br/

portal/>. Acessado em 23 de agosto de 2019.

JÚNIOR, A.M., FURLAN, A.C.P., SOUZA, A.T., MATSUOKA, C., ARDUIN, E.M.A., ALVES, L.A.B, PEREIRA, L.F., BOUNASSAR, M., DI NALLO, M., FAITA, M.M., GENARO, S.P., NETO, T.G. & HAWTHORNE, W.D. Plano municipal de saneamento básico. Ouro Preto, MG, Vol. 1, 2013.

LEI ESTADUAL. Lei 4.495/1967 ─ Cria o Parque Estadual do Itacolomi, nos Municípios de Ouro Preto e Mariana, em terrenos devolutos do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, 1967.

LEI FEDERAL. Lei Federal 11.445/2007 ─ Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Brasil, 2007.

LEI MUNICIPAL. Lei nº 13/2005 ─ Cria o Serviço Municipal de Água e Esgoto de Ouro Preto – SEMAE-OP, como entidade autárquica de direito público da administração indireta e dá outras providências. Ouro Preto, MG, 2005.

LEME, F.P. Teorias e técnicas de tratamento de água. Rio de Janeiro: ABES, 1990.

PEREIRA, J.O., SILVA, S.B.F., FARIA, P.C., COSTA, T.T. & PIRES, V.G.R. Impacto do consumo descontrolado de água na produção de resíduos em estação de tratamento de água. Estudo de caso: ETA─Itacolomi, Ouro Preto (MG). Revista Brasileira de Ciências Ambientais – RBCIAMB. N° 39, pp. 2–13, 2013.

PORTARIA MINISTERIAL. Portaria n° 518/2004 ─ Estabelece as responsabilidades por parte de quem produz a água, a quem cabe o exercício do controle de qualidade da água e das autoridades sanitárias, a quem cabe a missão de “vigilância da qualidade da água” para consumo humano. Ministério da Saúde, Brasil, 2004.

SHREVE, R.N. & BRINK, Jr., J.A. Indústrias de processos químicos. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 4ª Edição, 2012.

VALENTE, L.M., VIEIRA, P.C., PEREIRA, L.G. & KNUPP, M.E.C.G. Condições do saneamento básico na cidade histórica de Ouro Preto. Encontro Técnico AESABESP. 29° Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, pp, 1–13, 2018.

ZUCCARI, M.L., GRANER, C.A.F. & LEOPOLDO, P.R. Determinação da demanda química de oxigênio em águas e efluentes por método calorimétrico alternativo. Energia na Agricultura. Vol. 20, n. 4, pp. 69–82, 2005.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Edição

Seção

Artigos