ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE CONSUMO DE ÁGUA E DAS SUAS ESPECIFICIDADES EM UM SETOR DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL

Autores

  • Augusto da Gama Rego Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará http://orcid.org/0000-0003-3212-334X
  • Natália Cristina de Oliveira Costa
  • Tayane da Cruz Castro
  • Beatriz Souza da Silveira
  • Valdilene Gonçalves Carvalho

Resumo

o presente artigo tem por objetivo analisar as condições de consumo de água e suas especificidades, no caso, qualidade dos serviços prestados de água nas residências em um setor de distribuição de água potável no município de Tucuruí por meio de Modelo Linear Generalizado (MLG). Para tanto, foram desenvolvidas as seguintes atividades: a) desenvolvimento e aplicação de questionário para identificação das características socioeconômicas e das condições de consumo de água nas residências do bairro Santa Mônica (Tucuruí-Pa); b) coletas de amostras de água para análise dos parâmetros organoléticos (cor aparente e turbidez) e) análise dos resultados das entrevistas e laboratoriais. Os resultados obtidos com a aplicação dos questionários mostram que 99% das residências são atendidas pelo serviço de abastecimento de água, porém, apenas 22% dos entrevistados utilizam dessa água para beber e, além disso, foi verificado que em 74% das residências entrevistadas ocorre intermitência no abastecimento de água periodicamente. Por fim, a análise das especificidades do consumo de água demonstra que há influência significativa dos parâmetros organolépticos e das más condições operacionais do sistema sobre a avaliação da prestação do serviço de água.

Biografia do Autor

Augusto da Gama Rego, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Engenheiro Sanitarista e Doutor em Engenharia de Recursos Naturais (Universidade Federal do Pará). Professor do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Instituto Federal do Pará. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Desempenho em Saneamento e Meio Ambiente" (DSANMA / IFPA) e membro do Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (LENHS / NORTE / UFPA).

Natália Cristina de Oliveira Costa

Tecnóloga em Saneamento Ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa "Desempenho em Saneamento e Meio Ambiente" (DSANMA / IFPA).

Tayane da Cruz Castro

Tecnóloga em Saneamento Ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa "Desempenho em Saneamento e Meio Ambiente" (DSANMA / IFPA).

Beatriz Souza da Silveira

Discente do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa "Desempenho em Saneamento e Meio Ambiente" (DSANMA / IFPA).

Valdilene Gonçalves Carvalho

Discente do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa "Desempenho em Saneamento e Meio Ambiente" (DSANMA / IFPA).

Referências

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION - APHA. Standard methods for examination of water and wastewater. 21. ed. Denver: APHA, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades. 2017.

CASTANIA, J.. Qualidade da água utilizada para consumo em escolas públicas municipais de ensino infantil de Ribeirão Preto - SP. 209. 142f. Monografia (Dissertação de Mestrado) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, Ribeirão Preto-Sp, 2009.

CETESB. Guia Nacional de Coleta e Preservação de Amostras: água. Sedimento, comunidades aquática e efluentes líquidos. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, 2011.

CORSEUIL, H.X. & MARINS, M.D.M. Contaminação de águas subterrâneas por derramamentos de gasolina: o problema é grave?. Revista Engenharia Sanitária e Ambiental Vol.2, n.2, p.50-54, 1997.

D’AGUILA, P.S; ROQUE, O.C.C; MIRANDA, C.A.S & FERREIRA, A.P. Avaliação da qualidade de água para abastecimento público do Município de Nova Iguaçu. Cad. Saúde Pública Vol. 16, n.3, p.791-798, 2000.

DORIGON, E.B. & TESSARO, P. Caracterização dos efluentes da lavação automotiva em postos de atividade exclusiva na região AMAI – Oeste catarinense. Unoesc & Ciência - ACBS Vol.1, n.1, p.13-22, 2010.

HESPANHOL, I. Potencial de Reuso de Água no Brasil Agricultura, Indústria, Municípios, Recarga de Aqüíferos. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, Vol.7, n.4, p.75–95, 2002.

NASCIMENTO, V.S.F.. Doenças de Veiculação Hídrica em Trechos da Bacia do Rio Piranhas-Assu: ocorrência de bactérias oportunistas, caracterização epidemiológica e concepções de professores e agentes de saúde. 2012. 100f. Dissertação (Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.

OLIVEIRA, W.E.. Saneamento básico e sua importância no estado de saúde e econômico da comunidade. Revista DAE n.103, p34-39, 1975.

REGO, A. G.; FERNANDES, L. L.; BLANCO, C. J. C.; BARP, A. R. B.. Evaluation of sustainability in the use of water within the Amazon deforestation area: a case study in Rondon do Pará, Pará State, Brazil. Acta Scientiarum. Technology, v.35, n.2, p. 327–245, 2013.

REGO, A. G.; FERNANDES, L. L.; LIMA, A. C. M.; MULLER, E. A.. Avaliação do uso da água potável em sistemas urbanos de abastecimento de água na região metropolitana de Belém: estudo de caso da comunidade do Canarinho. Revista Traços, v.10, n.21, p.23–34, 2008.

YAMAGUCHI, M. U.; CORTEZ, L.E.R.;OTTONI, L.C.C. & OYAMA, J.. Qualidade microbiológica da água para consumo humano em instituição de ensino de Maringá-PR. O Mundo da Saúde, Vol.37, n.3, p.312-320, 2013.

Downloads

Publicado

2020-02-02

Edição

Seção

Artigos